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Vender pela internet: como atrair o primeiro cliente do meu e-commerce?

Sem sombra de dúvida, o objetivo principal de todo empreendedor que está começando um e-commerce é conseguir realizar sua primeira venda. Isso porque, embora pareça inicialmente fácil, vender pela internet pode envolver uma série de desafios.

Por conta dessas questões, a maioria dos negócios online chega ao fim antes mesmo de começar. O que se percebe é que muitos deles, devido a uma má elaboração de importantes pré-requisitos iniciais, não conseguem nem mesmo atrair seu primeiro cliente.

Entretanto, o que grande parte dos empreendedores online não sabe é que esses desafios podem ser facilmente contornados. Basta montar uma base logística inicial e, sobre ela, elaborar toda uma estratégia de venda. Continue a leitura para saber mais detalhes!

Dicas para atrair o primeiro cliente e vender pela internet

Antes de qualquer outra coisa, é importante frisar que a dificuldade de realizar a primeira venda está, na maioria das vezes, na questão do planejamento. Ou seja: não basta ter os produtos e uma plataforma de venda online — é preciso planejamento para que você seja encontrado e se destaque em meio à concorrência.

Mas como conseguir atrair e converter o primeiro cliente do seu e-commerce? Eis a grande questão!

Bem, para esclarecermos melhor essa problemática, preparamos uma lista com 6 dicas essenciais para que você consiga fechar sua primeira venda pela internet de forma rápida e eficaz. Acompanhe!

Crie uma forte estratégia de marketing

Essa dica é imprescindível para todo e qualquer negócio criado no mundo digital. Isso porque, querendo ou não, o marketing digital rege toda a logística empresarial online, ou seja, uma estratégia de qualidade nessa área é fundamental para converter mais clientes.

Existem inúmeras ações interessantes e disponíveis. É preciso apenas que você saiba escolher aquelas que melhor se enquadrem no perfil da empresa e comece a implementá-las o mais rápido possível. Veja, abaixo, algumas delas:

Mobile marketing

Essa estratégia facilita o acesso à sua plataforma digital por meio de um layout para dispositivos móveis, como celulares e tablets. Hoje em dia, para vender pela internet, é imprescindível investir na usabilidade do site e garantir uma boa experiência aos visitantes.

Inbound Marketing

O Inbound Marketing visa à atração de potenciais clientes por meio de conteúdos de qualidade e relevantes a seus interesses, mas sem práticas invasivas. O interessante é que essa estratégia permite um relacionamento de longo prazo com o público-alvo, a partir de várias alternativas, como:

  • publicação em post;
  • e-mail marketing;
  • conteúdos em mídias sociais;
  • SEO;
  • infográficos e muito mais.

Mapa de empatia

O Mapa de Empatia consiste em colocar-se no lugar do cliente e pensar de maneira semelhante à dele para, então, entender suas necessidades e seus desejos. É preciso estudá-lo melhor e, dessa maneira, buscar estratégias de marketing capazes de cativá-lo — criando maior empatia com ele.

Utilize as redes sociais a seu favor

Na atual conjuntura, as redes sociais fazem parte do cotidiano das pessoas cada vez mais. Por isso, trata-se de um ambiente perfeito para que você torne seu e-commerce mais visível e conquiste sua primeira venda.

Pedir para que amigos, parentes e conhecidos compartilhem sua página no Facebook é uma boa ideia. Além disso, faça um pequeno investimento em seu site, para que a página tenha um alcance muito maior.

Existem, ainda, muitas outras opções, como o Twitter e o Instagram, por exemplo. Basta escolher aquela que melhor se enquadre em seu projeto e começar a usá-la.

Faça uma promoção de lançamento

Promoções de lançamento são cada vez mais comuns no mundo dos negócios online. Trata-se da forma perfeita para que um maior número de pessoas tenha acesso ao seu produto.

Pensando nisso, faça um sorteio de inauguração. E, como exigência para a participação, peça para que os interessados curtam e compartilhem sua página no Facebook — ou sigam a página e marquem alguns amigos no Instagram.

Em poucos dias, você verá o acesso às mídias sociais de seu empreendimento aumentar. Consequentemente, será notável o aumento no número de vendas proporcionado ao e-commerce.

Anuncie seu negócio

Para concorrer com marcas de sucesso, que estão há muito tempo no mercado, é necessário que alguns investimentos iniciais sejam feitos. O intuito deve ser o de chamar a atenção do maior número de pessoas possível para o seu negócio.

Dessa forma, além das mídias sociais e das promoções de inauguração citadas acima, é interessante investir em alguns anúncios online que vão, assim como as dicas anteriores, garantir maior presença digital.

Existem diversas plataformas que fornecem a opção de anúncios. Então, escolha aquela que mais tem o perfil dos clientes que seu negócio quer conquistar e comece o investimento criativo.

Invista nas fotografias dos produtos

Outro quesito essencial para atrair, converter e realizar a primeira venda pela internet, assim como continuar conquistando clientes no futuro, é a vitrine da loja virtual.

Exatamente: ter fotos de qualidade no seu e-commerce é como se fosse uma vitrine ou um cartão de visita para os clientes. Se for criativo e interessante, reunindo beleza e funcionalidade, vender pela internet não será o seu problema.

Dessa forma, é muito importante que você contrate profissionais de qualidade para fazer fotografias dos produtos. Lembre-se sempre de que o diálogo é muito importante.

Portanto, deixe bem claro o que você deseja e quais são os seus objetivos, para que o profissional possa realizar um trabalho de qualidade. Afinal, como já falamos, a experiência do usuário é fundamental.

Aposte nos influenciadores digitais

Atualmente, percebe-se uma tendência muito grande de influenciadores digitais se tornarem agentes diretos das relações de vendas no meio digital. Eles recomendam produtos e, muitas vezes, fazem propagandas de determinadas plataformas de vendas.

Esses indivíduos têm bastante influência sobre um número muito grande de pessoas. Por isso, é essencial ficar sempre atento aos principais influenciadores da área em que você pretende atuar.

Após encontrar aqueles que estão mais alinhados com o seu público-alvo, entre em contato para negociar uma propaganda de seu produto ou envie uma amostra gratuitamente, para que façam comentários nas redes. O importante é que deem bastante visibilidade à sua marca.

Essas dicas ajudarão você a montar uma base empresarial forte, pautada em estratégias de marketing que atraiam o máximo de clientes até sua plataforma e os levem a consumir os produtos ali oferecidos.

Assim, todos aqueles desafios que, a priori, dificultariam suas vendas, deixam de fazer sentido — e atrair (e converter) o primeiro cliente de seu e-commerce torna-se uma tarefa muito mais fácil do que se poderia imaginar. Basta colocar nossas sugestões em prática e começar a vender pela internet. Que tal tentar?

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