fechar× Entre em contato Comercial: (71) 4042-9112
Whatsapp Comercial: (71) 99154-3223
Suporte Técnico: (71) 4042-9191

Quais etapas são seguidas por uma empresa na criação de um site?

Ter uma página na internet já deixou de ser algo opcional há alguns anos, sendo essencial para qualquer empresa ser levada a sério no mercado. O que acontecerá se um cliente em potencial procurar pelos seus serviços no Google e não encontrá-los? É por isso que você precisa colocar a criação de site no topo das suas prioridades.

O processo de criação de sites requer atenção a alguns critérios especiais. Trata-se de um projeto complexo que deve ter todas as suas etapas respeitadas para que o resultado esteja adequado e dentro das expectativas.

Conheça as etapas que devem ser seguidas por uma empresa na criação de site conferindo o artigo a seguir!

Quais os requisitos iniciais para a criação de site?

Para estar na internet, um site precisa atender a alguns critérios. Sem certas peças fundamentais, será impossível colocar as suas páginas no ar. É por isso que você não deve apressar o processo e dedicar o tempo adequado a cada etapa do seu planejamento.

Veja abaixo os requisitos iniciais para a criação de site que você tem que considerar.

Domínio registrado

Todo site da web precisa de um domínio para que seja encontrado pelas pessoas. São os endereços ".com" e ".com.br" que você já deve ter visto várias vezes, além de vários outros. Os domínios brasileiros são geridos pelo Registro.br. 

Lá, você também tem a opção de checar se o nome que você deseja está disponível. Escolha a opção que melhor se encaixa ao que a sua empresa necessita e pague o registro (a partir de R$ 40,00 ao ano).

Serviço de hospedagem

Registrar o domínio não é o bastante para a criação de site. Ele também necessita de um serviço que hospede as suas páginas e as tornem acessíveis de forma rápida e eficaz. 

Vale a pena contar com um serviço de criação de sites que já cuide da hospedagem para você além de todo o resto.

Plataforma de gerenciamento de conteúdo

O processo de criação e edição de páginas no seu site pode ser imensamente facilitado ao usar uma ferramenta como um CMS (content management system) — plataforma de gerenciamento de conteúdo. Geralmente são soluções de fácil uso que permitem administrar o seu site sem necessitar de conhecimentos técnicos.

O que precisa ser feito durante a criação de site?

Você não deve se preocupar apenas com os requisitos iniciais. Afinal, eles somente garantem que a sua página conseguirá chegar à internet, mas ele precisa de mais do que isso para ajudar você a alcançar seus objetivos. Somente com um planejamento robusto nesse aspecto será possível agregar valor à sua empresa com a criação de site.

Veja a seguir cada etapa pela qual você precisa passar ao realizar a sua criação de site.

Definição dos objetivos

A criação de um site precisa atender a objetivos concretos. Você precisa ter em mente o que deseja conquistar com ele para que possa contar com a melhor entrega para as suas necessidades.

Entre os objetivos possíveis para a criação de site estão o aumento do reconhecimento de uma marca, o oferecimento de algum serviço ao seu público, ter um espaço para publicar conteúdo para engajar sua audiência, vender produtos em uma loja virtual, entre outros.

Planejamento do layout

Pensar no layout é outra etapa do processo de criação de site. A identidade visual da empresa deve ser levada em conta, além do perfil do público-alvo e os critérios de usabilidade. Lembre-se de que o layout é um recurso usado a favor dos objetivos definidos no passo anterior.

Nessa etapa, é importante que o layout definido seja responsivo. Cada vez mais os dispositivos móveis se tornam o principal método de acesso à internet para a maioria das pessoas, então é essencial que o seu conteúdo seja capaz de se adaptar aos vários tamanhos de tela.

Escolha da linguagem adotada

Além do visual, você também precisa considerar a escrita ao planejar o momento da criação de site. Isso porque uma linguagem inadequada afasta potenciais clientes da sua empresa e comprometer os seus resultados. Evite que isso aconteça e pense bem em como será esse aspecto da sua abordagem.

Não existe certo e errado quando se trata de linguagem. O mais indicado é sempre se basear no perfil do público que você enxerga como cliente. De que forma essas pessoas esperam ser tratadas? De que maneira se comunicam?

Organização das páginas internas

Um site consiste em diversas páginas interligadas entre si, as chamadas internas. Uma parte bem importante do seu planejamento se refere a definir quantas elas serão e quais os seus objetivos.

Ter uma seção com informações sobre a sua empresa e outra com um formulário de contato é algo básico. Você pode contar com uma interna dedicada aos seus produtos ou demais conteúdos referentes à atuação do seu empreendimento.

Implementação da plataforma de conteúdo

Você precisa da habilidade de editar o seu próprio site conforme necessário. Mesmo que ele não tenha um blog, talvez você queira ajustar alguma informação em determinada página ou inserir uma nova entrada em sua seção de produtos.

Para isso, é importante contar com uma plataforma de gerenciamento de conteúdo que seja fácil de usar. Ela será implementada junto ao seu site durante o processo de criação dele e permitirá que você desenvolva novas páginas e edite as que já estão no ar.

Manutenção periódica e atualizações

Mesmo depois de publicado, o seu site precisa continuar recebendo a sua atenção. Além de publicar conteúdo inédito sempre que necessário, também é essencial que receba atualizações de segurança e atualizações conforme preciso.

Ficar de olho nas tendências da área de desenvolvimento web é muito importante para garantir que o seu site permaneça estratégico. Novidades surgem todos os dias e quem implementá-las mais rapidamente poderá ganhar vantagens no mercado mais cedo.

Tudo pronto para começar?

Ter um site na internet é essencial para que a sua empresa seja encontrada por potenciais clientes e transmita seriedade em seu mercado. Trata-se de um instrumento bastante eficaz não só para fortalecer o nome da sua marca como também vender seus produtos e serviços.

Agora que você já conhece todo o processo de criação de site, está na hora de dar início a esse trabalho. Siga cada item desta lista para garantir que todas as etapas sejam respeitadas e você obtenha um produto completo capaz de atender o que a sua empresa precisa.

Quer ajuda nisso? Entre em contato conosco por meio do site para que possamos criar o melhor site para as suas necessidades.


Confira também:
E-book 7 Principais Erros
Artigos, 01.OUTUBRO.2018 | Postado em Site


  • 1
Exibindo 1 de 1

Carregando...