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Marketing de Conteúdo: O início de uma relação próxima com seu público.

Antes de falarmos sobre marketing de conteúdo, precisamos definir para quem vamos falar. Quem é o seu cliente? Como ele se comporta durante o dia? O que gosta de fazer? Quais as suas necessidades? Estas perguntas são importantes para iniciarmos nosso planejamento de conteúdo.  Lembre-se, o marketing de conteúdo faz parte da estratégia da empresa e visa, através do relacionamento, engajamento, retenção e um retorno lucrativo.

Vamos por etapas e definir o passo a passo para você iniciar sua estratégia de conteúdo.
 
1. Para quem vamos falar?
Podemos criar uma ‘persona’ e contar uma breve história sobre sua vida. Lembre-se que este modelo não é fixo, você pode acrescentar dados que considere importante.

a)Geral
i.quantos anos tem esta pessoa?
ii.tem filhos?
iii.Qual o grau de escolaridade?
iv.Onde mora?
v.É casada
vi.Qual o seu trabalho?

b)Hobbies
i.O que faz no tempo livre?

c)Necessidades e desejos
i.Como esta pessoa gostaria de obter as informações no seu dia a dia?
ii.Qual o tempo disponível para a busca de informações
iii.Qual o meio preferido? Internet? Redes sociais? Jornal?
Metasi.O que deseja para a carreira?
ii.E para a família?

d)Barreiras
i.tempo?
ii.Família?
iii.Emprego?

e)Nome: dê um nome para esta ‘persona’ é para ela que você vai criar a sua comunicação

Abaixo, o exemplo da persona da Saiteria:

Geral
  • 33 anos
  • Tem 2 filhos
  • É pós-graduado em administração
  • Mora em salvador
  • Casado a 8 anos
  • Microempresário
Hobbies
  • Gosta de cinema
  • Frequenta academia 3 vezes por semana
  • Sair com amigos uma vez por semana
  • Futebol
  • Viagem em família
Necessidades e desejosx
  • Como microempresário, tem multifunções na empresa. Precisa de informações rápidas e práticas.
  • Busca informações com amigos através de redes sociais e artigos curtos na internet
 Metas
  • Deseja ter estabilidade para poder ter mais tempo com a família
  • Ampliar a gama de clientes para sua empresa
Barreiras
  • Pouco tempo para estudos e aprimoramentos
  • Divide com a esposa o cuidado da casa/filhos
  • Pouca verba para marketing, precisa ele mesmo gerenciar as ações
Nome: Roberto Brito

2. O que vamos falar com esta pessoa?
  • Quais as vontades e necessidades do seu público?
  • O que eles desejam de informação ?
Mais uma vez seguindo o exemplo da Saiteria, todo conteúdo é construído com foco em seu público (sua persona).  
  • Dicas de empreendedorismo e mercado
  • Dicas de marketing
  • Funcionalidades dos produtos
3. Como e por onde falaremos?

a) Qual o formato do conteúdo
  • Blog
  • Artigo
  • Fotos
  • Lista
  • Quiz
  • Infográficos
  • Vídeos
  • Podcasts
  • Estudo de caso
Identificamos que a ‘persona’ que estamos usando como exemplo é alguém que busca informações na internet, porém não tem tempo disponível. Com isso, suas principais ações de conteúdo são:
 
  1. Blog (conteúdo sobre mercado e produtos)

















 
 
              2. Foto (com dicas rápidas)























                  3. Infográficos


















          4. E-books (para baixar esse exemplo clique aqui)


























O Marketing de Conteúdo aproxima o público da empresa e é um relacionamento de troca. Você fornece algo que seu cliente deseja e, em troca, ele se envolve com sua empresa, consumindo seu conteúdo, compartilhando, comentando e reforçando a sua autoridade no assunto.
Pensando no seu público, no que desejam saber e por onde terão acesso a esta informação, você tem tudo para produzir um conteúdo memorável.



 
 

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