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Débito em conta corrente: por que os bancos estão encerrando convênios?

Ter como opção o débito em conta pode ser muito valioso para uma empresa que, além de ser muito prático, permite um rápido recebimento (em média 3 dias úteis) e a tarifa é consideravelmente menor que boleto bancário, cartões de crédito e débito.

Apesar de todas estas vantagens, os bancos estão encerrando os convênios existentes. Mesmo não sendo exatamente abertos na explicação para esta ação, podemos concluir motivos:

1.    Incentivo no uso de cartões de crédito e débito

Afinal, as instituições financeiras investem muito no segmento de cartões e o débito em conta acaba sendo um produto na contramão desta opção.






2.    Reclamações e problemas jurídicos 

Como não existe uma validação de quem está comprando, reclamações por débitos indevidos são enormes nessa modalidade. Além disso, o estorno não é possível, o que traz grande dor de cabeça, tanto para as empresas quanto para os bancos

A solução da maioria dos bancos para o cancelamento desses convênios é oferecer um novo formato de débito em conta (solicitando a autorização do cliente a cada débito ou mediante uma autorização para os próximos débitos). O ponto é que essa solução não tem se mostrado tão eficaz para o débito quanto ao débito em conta tradicional.

3.    Segurança


O Cartão de crédito é o meio de pagamento mais seguro que existe, pois, ao realizar uma operação neste formato, a operação passa por checagens antifraude e, mesmo o cartão tendo sido clonado, o reembolso de valores é garantido de uma forma relativamente prática e rápida.
 
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