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Como escolher palavras-chave ideais e acompanhar o seu desempenho?

Aprender como escolher palavras-chave é uma das etapas primordiais para o estudo do SEO (Search Engine Optimization). Afinal, é por meio dessa seleção estratégica que uma empresa conhece o seu público, descobre como esclarecer as suas dúvidas e a relacionar-se com ele.

Acontece que esse trabalho é incessante, uma vez que as ações de marketing digital são elaboradas de acordo com o comportamento on-line do seu consumidor. Por isso, saber como escolher palavras-chave é uma tarefa tão relevante quanto aprender a acompanhar o desempenho delas. E é o que veremos ao longo deste artigo. Confira!

O que são palavras-chave?

Aparecer na primeira página do Google ou de outro buscador é o resultado direto de um bom trabalho com as palavras-chave. Isso porque elas são a principal ferramenta para um usuário — até então anônimo — esclarecer dúvidas.

E é aí que entra o trabalho de aprender como escolher palavras-chave. Pois é por meio delas que você terá um direcionamento sobre quais conteúdos produzir para o seu site, blog, nas redes sociais, e entre outros canais de comunicação.

Qual é a importância em saber como escolher palavras-chave?

Quando usadas de maneira otimizada, as palavras-chave se associam aos principais resultados de busca dos seus clientes em potencial. E isso aproxima a sua marca das necessidades de uma audiência qualificada a se converter em fiéis consumidores — em curto, médio ou longo prazo.

Afinal de contas, empresas que sabem como escolher palavras-chave se diferenciam daquelas cuja produção de conteúdo não é encontrada, lida e engajada pelos usuários. Isso é algo que evidencia a democratização do marketing digital — podendo ser bem feito por marcas de qualquer segmento e porte — e um claro sinal de que a tecnologia pode ser usada em benefício do seu negócio.

Como escolher palavras-chave?

Partindo do princípio: você deve saber quem é o seu público-alvo (a persona do seu negócio) e ter a sua jornada de compra devidamente mapeada. Com isso, você aprende a impactá-lo em todas as etapas do funil de vendas e, detalhadamente, a saber como escolher palavras-chave adequadas para cada uma delas.

De maneira complementar, você vai saber como escolher palavras-chave impactantes seguindo outras dicas, como as a seguir:

Tenha um objetivo definido

Toda campanha criada deve ter um objetivo. Do contrário, você não sabe quais resultados deseja atingir e as reações esperadas do seu público. Por exemplo: ao mensurar os resultados do seu site, é fundamental saber quais parâmetros foram adotados e a quais índices se atentar. Do contrário, eles não passam de números sem identidade.

Por isso, caso seu objetivo seja aumentar o volume de vendas de um produto ou serviço, especificamente, componha uma estratégia com esse foco. No que diz respeito ao trabalho sobre como escolher palavras-chave, isso se traduz em uma pesquisa de termos que direcionem os usuários para esse tipo de conteúdo produzido.

Entre na mente de sua persona

Tecnicamente, você deve possuir uma familiaridade íntima a respeito do comportamento, desafios, dores e objetivos de sua persona. Portanto, escolher as palavras-chave é um esforço de entender os problemas que ela enfrenta, no dia a dia, e como o seu negócio pode se apresentar como uma solução para as dúvidas que eles têm e os seus problemas.

Exercite a mente, então, a pensar como o seu consumidor. Imagine quais termos ele pesquisaria para encontrar a sua solução entre tantas outras para resolver o seu problema.

Analise a concorrência e sites semelhantes

Mercados com bastante disputa de concorrentes pela seleção das melhores palavras-chave podem ser um prato cheio de oportunidades para você escolher as mais adequadas. E sabe por quê? Pois fica mais fácil fazer uma cobertura nas páginas deles a respeito dos termos mais utilizados para a elaboração de conteúdos.

Além disso, os sites concorrentes e páginas similares funcionam como instrumentos de análise estratégica de eventuais carências no setor. Por conhecer o seu público, você consegue identificar no que a concorrência não está dando a devida atenção, e explorar com mais eficiência.

Como usar a tecnologia ao escolher palavras-chave?

Embora seja estratégico e se valha de uma profunda integração de ações online e offline, o esforço em saber como escolher palavras-chave deve ser enriquecido com o auxílio de soluções convenientes e direcionadas a esse objetivo.

Para auxiliar, reunimos algumas das mais utilizadas no mercado e vamos também explicar brevemente os diferenciais de cada uma delas. Vamos lá?

Google Keyword Planner 

A ferramenta desenvolvida pelo próprio Google é uma das mais utilizadas para a otimização de campanhas de palavras-chave. Por meio dela, você consegue avaliar os melhores termos para compor a sua lista e identificar quais estão obtendo a melhor performance, e quais merecem ajustes pontuais para oferecer resultados cada vez melhores.

Google Trends

Outro produto desenvolvido pela gigante tecnológica que leva a busca por palavras-chave a sério. O Google Trends ajuda a identificar os termos que obtiveram o maior volume de pesquisas pelo seu público-alvo. Sem falar em sua alta capacidade de filtrar os resultados por locais, períodos de tempo e também nos portais onde elas são feitas — como o Google Imagens e o YouTube, por exemplo.

Por isso, caso queira acompanhar o desempenho de suas palavras-chave e identificar novas tendências de pesquisa, o Google Trends pode ser um dos melhores aliados nesse sentido.

Semrush 

O Semrush pode não ser o instrumento ideal para orientar você sobre como escolher palavras-chave, diretamente, mas é uma solução fundamental. Isso porque ele ajuda a analisar o seu site — e o da concorrência — para identificar novas tendências.

A plataforma também dispõe de um detalhado sistema de filtros e também de sugestões de termos associados aos utilizados em sua empresa. Assim, fica fácil saber como escolher palavras-chave com mais valor para impactar o seu público.

Übersuggest

Para diversificar e ampliar o seu raio de pesquisa, o Übersuggest é uma ferramenta a ser considerada. Com ela, é possível também segmentar sua busca com base nos hábitos do seu consumidor e descobrir novos termos por meio do seu sistema de sugestões.

Com um uso combinado dessas soluções e todo o conhecimento que você tem a respeito de sua persona, aprender como escolher palavras-chave é um trabalho incessante, mas que é rapidamente absorvido pela sua equipe, visando sempre resultados melhores para o seu negócio — tanto em lojas físicas quanto no comércio on-line.

Para desenvolver um trabalho que se sustente desde o princípio, contudo, é importante contar com o auxílio de empresas especializadas no ramo. Por isso, convidamos você a falar com um de nossos especialistas e entender melhor como a Saiteria pode ser o diferencial que faltava para o seu negócio decolar!


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Artigos, 02.MARÇO.2018 | Postado em SEO


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