fechar× Entre em contato Comercial: (71) 4042-9112
Whatsapp Comercial: (71) 99154-3223
Suporte Técnico: (71) 3015-2200 

Entenda a importância da segmentação de mercado no Marketing Digital

As técnicas mais convencionais de marketing são similares a um anúncio feito em praça pública: das milhares de pessoas que vão ouvi-lo, poucas podem demonstrar real interesse naquilo. Com o marketing digital, entretanto, adquirimos mais precisão para impactar o consumidor — e é por isso que a segmentação de mercado é tão importante.

Afinal de contas, por meio dela, você se aprofunda cada vez mais nas particularidades de seu público-alvo. Como consequência, suas estratégias de comunicação são mais direcionadas, personalizadas e eficientes.

Quer saber como a segmentação de mercado pode gerar ainda mais resultados em suas ações de marketing digital? Basta seguir com a leitura deste post!

O que é segmentação de mercado?

Um bom planejamento digital compreende a identificação de seu público. Dentro dessa característica, é possível desmembrar o perfil em diferentes públicos que você atende. São qualidades semelhantes, mas a segmentação de mercado ajuda a otimizar sua mensagem.

O que isso significa, então? Voltando ao exemplo da praça pública, podemos dizer que seria possível saber o melhor local, o horário mais apropriado e as principais necessidades de quem passa ali todos os dias, fazendo com que mais pessoas prestem atenção no que você tem a dizer.

Isso é a segmentação de mercado. E o termo, embora pareça inovador para gerar resultados melhores no marketing digital, é mais antigo do que aparenta: ele foi usado por Wendell R. Smith em um artigo publicado pela primeira vez em 1956.

Só que, no contexto digital que movimenta a sociedade e cuja tecnologia ajuda a atrair clientes, a segmentação de mercado ganhou um significado maior. Em parte, isso se deve ao fato de ela atrair consumidores até você — o que qualifica ainda mais sua mensagem. Mas outra razão é que uma variedade maior de estratégias é permitida.

Isso, consequentemente, gera vantagem competitiva e democratiza o marketing. Empresas de todos os portes e segmentos podem competir em igualdade, já que as ações planejadas são o resultado direto de uma boa segmentação de mercado, por exemplo.

Como defini-la?

Trabalhar com essa precisão estratégica coincide diretamente com o perfil de seu público. Para tanto, comece dividindo-o de acordo com:

  • suas características;
  • seus comportamentos e hábitos de consumo;
  • seus desejos;
  • suas necessidades;
  • suas preferências.

Só que isso não é tudo. Dentro dessa noção inicial, você pode trabalhar a segmentação de mercado em diferentes níveis, como os que citaremos abaixo:

Segmentação geográfica

O conceito está pautado em dados geográficos, ou seja, baseando-se nas regiões onde vivem seus consumidores e clientes em potencial. Um exemplo disso é o fato de que as empresas que atendem em todas as partes do país devem levar em consideração o tipo de mensagem enviada para cada uma dessas regiões.

Divulgar novidades a respeito de uma nova linha de sorvetes em pleno inverno é mais impactante em áreas mais quentes do país do que naquelas em que o frio reina ao longo do dia.

Segmentação demográfica

A segmentação de mercado com base em dados demográficos é bastante comum e ampla, pois pode levar em consideração:

  • o estado civil;
  • o gênero;
  • a idade;
  • a nacionalidade;
  • a ocupação;
  • a raça;
  • a religião;
  • a renda;
  • o tamanho da família do público.

Essas e outras informações ajudam a desenhar um perfil mais completo, além de alinhar as soluções dentro da realidade de seu consumidor ideal segmentado.

Segmentação comportamental

Aqui, a ideia de segmentação de mercado é associada ao conhecimento do consumidor a respeito de suas soluções. Para isso, você pode dividi-lo em clientes:

  • com potencial de venda;
  • de primeira  viagem;
  • que ainda não conhecem;
  • que conhecem seus serviços ou produtos;
  • que já não usam mais suas soluções.

Essa classificação é importante para modificar o discurso e a abordagem. Quem ainda não tem conhecimento sobre suas soluções, por exemplo, não vai receber o mesmo tratamento de quem já se convenceu de que sua marca é a resposta para os problemas dele.

Segmentação psicográfica

Por fim, é possível dividir a audiência tendo em mente a personalidade e o estilo de vida de cada um de seus componentes. Afinal de contas, essas são questões que ajudam a influenciar a decisão de compra do público.

Um aparelho de ar-condicionado, por exemplo, pode ser considerado luxo para algumas pessoas, mas uma necessidade pontual para outras. O mesmo serve para impactar o público nas redes sociais: é preciso decidir-se pelo uso das que o consumidor mais está presente.

Quais são seus benefícios?

Como vimos, é importante segmentar o público para definir suas ações com clareza, acertando em cheio as necessidades e os objetivos do consumidor com as soluções oferecidas. Só que isso também se desdobra em outros benefícios que sua empresa pode colher, como:

Comunicação eficiente

Exploramos isso por meio daquele exemplo da praça pública: saber com quem você está falando é um requisito mínimo para agregar valor à mensagem. Com a segmentação de mercado, você personaliza a comunicação e permite que ela faça todo sentido para quem mais precisa ouvi-la. Simples — e eficaz — assim.

Melhorias no processo de venda

Um vendedor que conhece o perfil do público não “perde tempo” tentando entendê-lo ao longo do atendimento: ele o aborda com argumentos eficientes e focados em criar uma solução. A segmentação de mercado faz com que sua equipe de vendas não precise forçar uma situação, mas deixe o cliente perceber, por si só, que aquela é uma boa oportunidade.

Vantagem competitiva

Ao criar uma marca popular no mercado, que gere e nutre identificação com o público, você se diferencia da concorrência. A segmentação de mercado ajuda a criar vantagens competitivas, ao passo que reduz o esforço, o investimento e os desafios em atrair e reter clientes para seu negócio.

Vale analisar, entretanto, que se trata de um exercício constante e ininterrupto. Por isso, a segmentação de mercado é um assunto sério, que demanda total foco e atenção de especialistas no assunto.

Caso você queira ter uma comunicação mais direcionada e significativa para seu público-alvo, entre em contato conosco e fale com um de nossos especialistas. Assim, em pouco tempo você vai perceber como podemos alinhar, juntos, um planejamento estratégico de segmentação de mercado para sua empresa!


Confira também:
E-book 5 Dicas de SEO


  • 1
Exibindo 1 de 1

Carregando...