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Afinal, o que é automação de marketing e quais são os benefícios?

A tecnologia é um dos grandes aliados dos empreendedores. Afinal de contas, é por meio do seu uso estratégico que se cria presença digital, atrai clientes, relaciona-se com eles e aumenta as vendas. E sabe do melhor? Muitas dessas qualidades sequer passam pelas suas mãos quando se usa a automação de marketing para encarregar-se dessas questões tão relevantes.

E, caso você ainda não saiba como a automação de marketing pode colocar em prática processos até então manuais, continue conosco ao longo deste post. Aqui, vamos falar sobre como aplicar e colher os benefícios dessas ferramentas digitais!

O que é automação de marketing?

Em uma época na qual o volume de dados gerados e que podem ser usados estrategicamente é elevadíssimo, isso por si só já inviabilizaria o planejamento e a execução de ações de marketing com a agilidade e dinamismo necessários atualmente.

Acontece que existe toda uma preparação antes de automatizar processos. Sua empresa deve conhecer o perfil do público, ter muito bem traçada a jornada de compra dele e como ele se comporta em cada uma das etapas. Assim, a automação de marketing é um trunfo para se relacionar rapidamente com o seu público, com base em ações pré-definidas.

 Por exemplo: não faz sentido disparar um conteúdo que apresente a sua solução para um cliente em potencial que sequer sabe ter um problema. Por sua vez, você automatiza o processo para que esse usuário receba o conteúdo adequado e seja guiado para a etapa seguinte da sua jornada de compra.

Quais são os benefícios da automação de marketing?

Investir nesse conjunto de ferramentas que ajuda a melhorar o desempenho de suas campanhas pode render uma série de benefícios, como:

Economia de tempo

É inegável que abrir mão de tarefas mecânicas repetitivas e deixar sob a responsabilidade da automação de marketing gera mais economia de tempo. Como consequência, sua equipe pode se dedicar mais a etapas estratégicas do planejamento, como as próximas ações.

Estratégia de vendas

Os clientes em potencial com interesse em suas soluções (os chamados leads qualificados) são mais bem segmentados. Com isso, o time de vendas tem todas as informações em mãos antes de abordar essa pessoa. Algo que pode se traduzir em mais oportunidades de vendas.

Nutrição de leads

Aí está um benefício que citamos anteriormente: a automação de marketing é de grande significância para orientar o seu público por todo o funil de vendas. Imagine ter que lidar manualmente com a administração de milhares de leads? É melhor compreender o comportamento de sua audiência e automatizar os processos para que sejam feitos automaticamente enquanto os colaboradores aprendem a melhorar o fluxo de trabalho.

Análise de dados

Grande destaque de quem gera presença digital e busca atrair leads com o auxílio do marketing, o poder de análise e mensuração de resultados é um trunfo e tanto. Com a automação de marketing é possível:

  • analisar dados analíticos sobre o tráfego em suas páginas;
  • a origem dos seus leads;
  • interagir com os prospects por meio do disparo de e-mails;
  • o desempenho de suas campanhas.

Tudo em uma só plataforma, ajudando a otimizar ainda mais suas ações de marketing digital.

Custo de aquisição reduzido

Por fim, a automação de marketing ajuda a otimizar os processos, a diminuir o tempo de interação com os clientes em potencial e a conduzi-los pelo funil de venda. E isso faz com que o custo de aquisição de cliente (CAC) seja menor. Algo reforçado pelos resultados de uma pesquisa da Nucleus Research: a automação de marketing reduziu com gastos com marketing em pouco mais de 12%. 

Isso quer dizer que sobram motivos para você investir em automação de marketing. Agora, basta encontrar a plataforma e os profissionais certos para o trabalho. Quer saber mais como potencializar os resultados com processos automatizados? É só entrar em contato conosco!


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