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Identifique os concorrentes diretos e indiretos e saia na frente

No dia a dia das empresas, é fundamental estar atento ao mercado para compreender as tendências e saber desenvolver estratégias. Isso é importante para lidar com seu concorrente direto e indireto, visando se posicionar na vanguarda e não perder espaço para estes.

Para isso, é necessário que o empresário compreenda quais são os tipos de concorrência para que seja possível realizar a análise do mercado de forma consciente. Com isso, é possível identificar quem são os concorrentes e como adequar sua estratégia para obter resultados positivos.

Se você deseja aumentar seus resultados, continue a leitura e veja como se posicionar de forma pioneira em seu mercado de atuação, entendendo o seu concorrente direto e indireto. Confira!

Saiba por que você deve estar atento à concorrência

É comum que as empresas, especialmente aquelas que obtêm bons resultados, acabem por acreditar que não é necessário mudar. Isso se deve ao fato de que, quando tudo está bem, acabamos por não analisar mais a fundo nossos resultados e também a concorrência.

No entanto, para que uma empresa se mantenha relevante no mercado, compreender a concorrência é essencial. Afinal, para que mantenhamos bons resultados, é importante conhecer o que nossos concorrentes estão fazendo e como reagir a isso.

Muitos empreendedores apresentam dificuldade em identificar problemas ou falhas em seu negócio, influenciando negativamente suas vendas. Ao analisar seu negócio mais a fundo, é possível perceber em que a concorrência está trabalhando melhor e como melhorar seus resultados.

Entenda quem é seu concorrente direto e indireto

Agora que você já compreendeu a importância de entender sua concorrência, é interessante saber as diferenças entre concorrente direto e indireto. Além de facilitar a análise, essa divisão também permite desenvolver estratégias mais eficientes.

Chamamos de concorrente direto a empresa que oferece o mesmo tipo de produto ou serviço que o seu e que tem como objetivo alcançar a mesma persona e mesmo nicho de mercado, como no caso de duas agências de viagens.

Já o concorrente indireto é a empresa que oferece produtos ou serviços distintos, mas que em algum momento se substituem. É possível fazer um paralelo entre as agências de viagens e as companhias aéreas, por exemplo.

Veja como posicionar sua empresa perante a concorrência

Depois de compreender quem são seus concorrentes diretos e indiretos, analisando as empresas que oferecem o mesmo tipo de produto ou serviço ou mesmo aquelas que têm produtos similares, é interessante aprender a posicionar sua empresa perante a concorrência.

Para isso, listamos algumas sugestões que tornam o posicionamento mais simples e eficiente:

  • identifique como são vendidos os produtos similares e procure melhorar a entrega;

  • entenda os pontos fortes e fracos da concorrência para estruturar sua estratégia;

  • determine onde e como deseja posicionar sua empresa e quais os passos necessários para isso.

Como é possível perceber, compreender quais são seus concorrentes diretos e indiretos é importante para que você possa definir suas estratégias comerciais e de marketing de forma a não ter seu espaço ameaçado por empresas concorrentes.

O que você achou de nosso artigo? Como você identifica o concorrente direto e indireto?Se tiver alguma dúvida, deixe um comentário abaixo!


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