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Gestão de e-commerce: o que preciso saber para administrar bem?

O e-commerce é um dos setores que mais cresce no mundo todo. No Brasil, mesmo com a economia ainda afetada pela crise econômica, sua projeção de crescimento é de 15%. Entretanto, para surfar nessa onda e aproveitar todo o potencial do comércio eletrônico, é preciso apostar em uma eficaz gestão de e-commerce.

Para tanto, é fundamental elaborar e colocar em prática um bom planejamento de gestão para a sobrevivência e o crescimento da loja virtual. Ele deve contemplar as características do mercado, o modo como a concorrência se comporta e a exigência dos clientes. Além disso, é necessário aproveitar ao máximo os benefícios da tecnologia.

Quer saber o que é preciso para fazer uma boa gestão de e-commerce? Continue a leitura e descubra como administrá-lo bem!

Conheça muito bem o seu cliente

Esse primeiro passo é crucial para que os próximos sejam dados com segurança. Conhecer muito bem o seu cliente possibilita o desenvolvimento de estratégias para mantê-lo fidelizado ao negócio, permitindo ainda a conquista de outros consumidores com necessidades e expectativas similares.

Para viabilizar esse conhecimento, mantenha o cadastro de cada cliente sempre atualizado com seus dados. Nome completo, data de nascimento, endereço, idade e e-mail permitem o processo de segmentação, no qual você agrupa pessoas por características em comum. Isso ajuda a criar campanhas mais certeiras.

Aproxime-se dos consumidores da sua loja on-line. Use as redes sociais para conhecê-los bem. Descubra suas preferências e realize enquetes que estimulem a interatividade entre vocês. Envie pesquisas para eles e, em troca, ofereça um cupom de desconto. Outro ponto interessante é permitir que o cliente avalie os produtos da sua loja, imprimindo suas opiniões e influenciando outros consumidores.

Monitore as ações dos concorrentes

Agora que você conhece muito bem seus clientes, precisa escolher as melhores estratégias para obter resultados expressivos. Contudo, se sua loja on-line tem um concorrente que se destaca mais no segmento, é possível que ele continue a crescer e, um dia, seja maior que seu negócio.

A competitividade do mercado assusta, entretanto não deve ser ignorada. Uma boa análise das ações dos concorrentes ajuda a identificar padrões e obter insights, permitindo contrapartidas que impeçam o crescimento desmedido deles. Tudo isso pode e deve ser feito sempre de maneira estratégica.

Não se trata de cópia. Posicione-se de modo sempre atento às ações dos concorrentes. Use ferramentas de pricing para monitorar os preços deles e reajustar os seus quando for possível. Identifique os diferenciais competitivos das outras lojas e invista nos seus. Trabalhe bastante o marketing e o atendimento nesse aspecto.

Além disso, conte com o apoio de um sistema especializado em capturar dados, preços e tendências de mercado. Ele automatiza e agiliza o processo de busca por essas informações.

Faça o planejamento de marketing digital

O marketing digital se tornou prioridade entre os investimentos de publicidade da maioria das empresas. Isso se deve ao dinamismo das mídias digitais. Nelas, é possível estabelecer um relacionamento mais próximo com os clientes e reforçar a própria marca. No entanto, é preciso saber agir estrategicamente.

O sucesso de qualquer ação de marketing depende de um bom planejamento. Ele ajuda a poupar tempo, minimizando a imprevisibilidade das ações e apresentando as melhores oportunidades para que o seu negócio cresça. Esse processo requer análises profundas do mercado e da concorrência.

Uma vez que falamos da concorrência no tópico anterior, vamos destacar aqui a definição dos objetivos do modo como sua marca deve atuar na internet. Trabalhe seus diferenciais visando se destacar. Para isso, defina os espaços para atingir o público e não esqueça de usar métricas em suas ações.

Essa é uma das maiores vantagens do marketing digital, pois fornece dados precisos e indicadores de desempenho das campanhas. A partir deles, é possível definir as estratégias que trazem maior sucesso e rentabilidade.

Equilibre a gestão financeira do negócio

O equilíbrio da gestão financeira do seu e-commerce é fruto de planejamento constante. Você precisa estar sempre consciente acerca do quanto pode e deve investir. No entanto, mudanças ocorrem ao longo do tempo, obrigando você a se adaptar a novos cenários.

Para fazer a gestão financeira, comece controlando todos os custos do negócio com rigor. Tente reduzi-los ao máximo, sem prejudicar a produtividade da sua equipe. Mantenha as contas em dia, mesmo que não sobre nada no fim do mês para investir em outras frentes. Respeite os prazos até das pequenas despesas.

Sempre que sobrar um pouco, guarde a quantia em um fundo de reserva. Você pode precisar desse dinheiro em ocasiões especiais, como demissão de funcionários, décimo terceiro salário, pagamento de indenizações e outros que demandem uma quantidade de valor maior do que a habitual.

Faça bom uso dos relatórios e observe quando os gastos aumentam ou diminuem. Controle bastante o capital de giro, principalmente aquele que está associado ao estoque.

Capriche na operação logística e de estoque

Antes de tomar qualquer atitude para planejar e colocar em prática ações eficazes relacionadas com sua logística e estoque, pare e analise o mercado. Conheça as opções disponíveis que contribuem com a gestão de e-commerce e prepare-se para as situações positivas e as negativas, pois ambas existem.

Disponibilize para o seu estoque um espaço físico adequado às necessidades dos produtos. Priorize questões como segurança, localização e tamanho. Acompanhe a movimentação das mercadorias por meio de um sistema, controlando precisamente todas as entradas e saídas.

Preze pela automação de processos, usando uma boa plataforma de e-commerce associada a um sistema ERP, que integre as ferramentas usadas em sua gestão. Treine seus colaboradores para que eles contribuam com o sucesso das suas ações e escolha os melhores fornecedores para a operação logística.

Tenha em mente que a gestão de e-commerce envolve as ações descritas aqui e muitas outras, que podem ser consolidadas com o apoio de uma agência especializada. Se você deseja amadurecer suas ideias ou não sabe por onde começar, chame um parceiro para trabalharem juntos.

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