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7 ferramentas de automação de marketing para inovar sua estratégia

A automação de marketing chegou para qualificar ainda mais as suas estratégias, para atrair, encantar e melhorar a taxa de conversão do seu público-alvo. Afinal, ao programarmos tarefas mecânicas e repetitivas, temos mais tempo para produzir e analisar estrategicamente novas ações. Daí a relevância em ter as melhores ferramentas de automação de marketing.

Você pode estar se perguntando o quanto isso impactaria os seus negócios e quais ferramentas de automação de marketing utilizar, tendo em vista que existem muitas atualmente, não é mesmo? Foi justamente para tirar suas dúvidas que elaboramos este artigo!

Continue a leitura e descubra quais são as 7 ferramentas de automação de marketing ideais para inovar sua estratégia! E, para aprender um pouquinho mais sobre o conceito, recomendamos a leitura de nosso post que explica o que é automação de marketing e os seus benefícios!

1. Mautic

Mautic é uma das principais ferramentas de automação de marketing. Ela se destaca por ter código aberto, o que facilita a vida dos programadores, ao personalizá-la de acordo com as preferências e objetivos da empresa.

Além disso, sua hospedagem pode ser feita no próprio servidor do usuário — concentrando toda a propriedade intelectual da empresa com você. Se preferir, existe também uma versão gratuita da plataforma, que tem menos recursos, mas oferece a hospedagem nos servidores do Mautic.

Existem ainda outras vantagens em seu uso, como a sua interface de fácil usabilidade. Além disso, é possível promover melhorias na plataforma de acordo com seus objetivos e necessidades — ainda em decorrência do diferencial de ter seu código aberto.

No mais, ela se mostra versátil também para quem não flerta diretamente com o mundo da programação. E completa também, tendo em vista a quantidade de recursos que a ferramenta tem a oferecer, servindo perfeitamente para:

  • gerar e nutrir leads;
  • elaborar landing pages;
  • gerir e monitorar as suas redes sociais;
  • fazer a otimização de conteúdos visando um ranqueamento qualitativo nos mecanismos de busca;
  • compor novas estratégias de lead scoring;
  • monitorar as ações dos leads (lead tracking).

Uma série de atividades, portanto, que podem ser complementadas pela facilidade da Mautic em compor variadas campanhas de automação.

2. RD Station

Desenvolvido pela Resultados Digitais, a RD Station permite ações personalizáveis para melhorar o marketing de sua empresa. Entre as principais:

  • o disparo de e-mail marketing;
  • otimização dos conteúdos para um ranqueamento melhor nos motores de busca
  • landing pages;
  • gestão de mídias sociais e a base de contatos;
  • estratégias de lead scoring;
  • monitoramento de ações dos seus leads — também conhecido como lead tracking.

Convém avaliar quais dos planos oferecidos pela empresa se enquadram melhor às suas necessidades e objetivos, para então usufruir dos recursos dessa plataforma digital.

3. HubSpot

Globalmente, a HubSpot se destaca como uma das principais ferramentas de automação de marketing. No Brasil, entretanto, a sua fatia de mercado é menor por não contar com suporte ou tutoriais em português e por conta dos seus preços somente negociados em dólares.

Só que ela se destaca por dispor de muitas funcionalidades atrativas para empresas de todos os portes e segmentos de atuação. Alguns dos diferenciais da ferramenta e que podem colocar você à frente da concorrência:

  • recursos integrados, como o CRM da HubSpot;
  • grande capacidade de monitoramento, em tempo real, das suas estratégias;
  • segmentação com alto poder de especificidade;
  • opções diferenciadas para personalizar os dashboards e também os relatórios gerados;
  • chat exclusivo para relacionar-se com os clientes;
  • tecnologia de machine learning aplicada para a realização de um lead scoring preditivo;
  • recursos otimizados de teste A/B para potencializar suas campanhas de e-mail marketing.

E, então, conseguiu associar alguns desses recursos com as necessidades que a sua empresa busca para melhorar as campanhas de marketing?

4. Mailchimp

Um dos principais nomes de ferramentas de automação de marketing para quem faz uso de muitas campanhas por e-mail. O Mailchimp é uma poderosa maneira de destacar o quanto a tecnologia pode ajudar uma empresa a crescer.

Afinal, ela está no mercado há mais de uma década e soma quase 15 milhões de usuários ao redor do mundo, que buscam em sua plataforma diferentes soluções, como:

  • gestão de campanhas via e-mail marketing;
  • integração com o volume de informações geradas em um e-commerce;
  • testes A/B;
  • administração da base de contatos;
  • agendamento de e-mails.

Vale analisar também que o Mailchimp conta com uma versão gratuita, o que permite um período de experimentação antes de migrar para a versão paga — e com mais recursos.

5. Jumplead

Tão importante quanto ter um site é a capacidade de analisar estrategicamente os dados gerados pelos seus visitantes virtuais. E o Jumplead é uma das grandes ferramentas de automação de marketing para tal tarefa.

Além disso, o produto é usado para estabelecer um chat online em seu próprio site, além de auxiliar na elaboração de landing pages e na gestão do seu e-mail marketing — isso tudo com funcionalidades bem distintas em suas versões paga e gratuita.

6. Leadlovers

A Leadlovers tem crescido exponencialmente no mercado, por trabalhar bastante a experiência dos usuários. Ou seja: a relação entre a marca e o cliente. Isso se mostra bastante relevante, por exemplo, para empreendedores que investiram em um e-commerce e desejam conhecer mais as necessidades e interesses do seu público. Para isso, a ferramenta conta com:

  • hospedagem ilimitada de domínios;
  • criação de páginas personalizadas;
  • integração com diversas plataformas afiliadas, como a Hotmart, e sistemas virtuais de pagamento, como o PagSeguro e o Paypal.

Atenção apenas para o fato de que o Leadlovers não oferece versão gratuita de sua solução, apenas um plano pago.

7. Autopilot

Por fim, nossa lista com as principais ferramentas de automação de marketing chega ao Autopilot, cujo diferencial é o monitoramento da jornada de compra dos seus consumidores.

Assim, a personalização de estratégias se torna o mote de suas futuras campanhas de marketing. Mas não para por aí: a ferramenta também pode ser usada para:

  • gestão do e-mail marketing;
  • nutrição de leads;
  • personalização de conteúdos para aplicativos de mensagens (como SMS ou o WhatsApp);
  • auxílio na transformação de visitantes em leads a partir da captura de dados por meio dos cookies dos usuários.

Vale ter em mente que todas essas ferramentas de automação de marketing são bastante usadas no mercado, e cada uma se destaca por um diferencial. Por isso, compreenda primeiramente quais são as funcionalidades que podem contribuir melhor com as suas ações, a facilidade de uso prometida por elas e até mesmo as possibilidades de customizar e personalizar essas ferramentas.

Só que agora você já sabe quais são as principais ferramentas de automação de marketing, e isso já é um grande passo para uma tomada de decisão acertada para o seu planejamento. Mas, convenhamos: a automação de marketing não é a única maneira de melhorar os resultados de suas campanhas. Por isso, para complementar, que tal conferir também nossas 5 dicas eficazes de marketing para um e-commerce?


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