fechar× Entre em contato Comercial: (71) 4042-9112
Whatsapp Comercial: (71) 99154-3223
Suporte Técnico: (71) 3015-2200 

7 dicas essenciais para promover o seu marketing no Instagram

Você sabe como implantar estratégias de marketing no Instagram para promover seus negócios? Essa rede já possui mais de 700 milhões de usuários em todo o mundo e 45 milhões no Brasil. São mais de 100 milhões de posts por dia.

As redes sociais fizeram as empresas repensarem as relações comerciais, por isso, os profissionais de marketing estão cada vez mais utilizando o Instagram em suas estratégias. Uma pesquisa, realizada pela Simply Measured, aponta que 33,6% dos profissionais de marketing estão gastando mais dólares em publicidade nessa plataforma.

Confira, neste post, algumas dicas importantes sobre o uso dessa ferramenta que ajudará você a promover sua empresa!

1. Entenda o que é o Instagram

O Instagram é um aplicativo que permite tirar fotos (com várias opções de filtros) e fazer vídeos de até 15 segundos. Possibilita compartilhar os conteúdos em outras redes sociais, como Facebook, Twitter e Tumblr. Você também pode marcar as pessoas, curtir, comentar e enviar mensagens diretas.

É a rede social que vem crescendo mais rápido, segundo dados divulgados no Fast Company. Seu envolvimento é 15 vezes maior do que o Facebook. Os usuários gastam cerca de 257 minutos por mês navegando nela. Tem 1,3 bilhões de curtidas por dia. Ademais, anunciar nessa plataforma ajuda os varejistas a aumentar o recall dos anúncios em 32% e a mensagem da marca em 10%.

2. Faça um perfil comercial

O Instagram relatou que 8 milhões de empresas estão utilizando perfil de negócios, com destaque para os mercados dos Estados Unidos e Brasil. Um perfil comercial aumenta a visibilidade de sua marca, além de ter acesso a mais recursos estatísticos do que as contas pessoais.

Entre as vantagens de uma conta comercial estão a possibilidade de permitir que o usuário entre em contato com a sua empresa por meio de ligação, mensagem de texto ou envio de e-mail e que ele visualize o endereço de sua loja física e saiba como chegar lá.

O insight do Instagram fornece informações de gênero, idade, localização dos usuários, melhores usuários e dias da semana para postagens. Ele também é capaz de avaliar as postagens com melhores resultados.

3. Tenha um calendário de postagens

Mantenha suas postagens atualizadas. Se você não possui um calendário de postagens, os usuários podem pensar que a conta está abandonada. Mas antes de postar, alguns passos precisam ser seguidos.

  • planeje a campanha: decida quais serão os assuntos abordados. Não divulgue apenas seu produto ou serviço. Ofereça informações complementares;
  • crie a campanha: pense sempre no conteúdo. Deve ser atrativo e útil. Desenvolva um título criativo e faça chamadas para os usuários interagirem;
  • defina datas e horários: o que postar e quando postar. Assim, você não fica perdido e estará sempre atualizado. Aproveite as datas comemorativas para fazer algo especial;
  • mensure os resultados: é sempre importante analisar a eficiência das ações. O próprio Instagram disponibiliza algumas métricas.

4. Crie hashtags

Utilize hashtags estratégicas para atrair pessoas que ainda não estão seguindo sua marca. Elas funcionam como palavras-chave que redirecionam os usuários do Instagram para o seu conteúdo quando eles as digitam nas buscas.

Essa estratégia faz com que os usuários associem as palavras à sua marca. Coloque o nome da sua marca, palavras que definam o perfil de sua empresa e o nome dos produtos ou serviços oferecidos. Utilize as hashtags para fortalecer a imagem de sua empresa.

Incentive seus consumidores a utilizarem suas hashtags para concorrer a prêmios e promoções. No Instagram, você tem até 30 hashtags por publicação, são 30 chances de atrair os potenciais clientes.

5. Faça Stories

Storytelling é a arte de contar histórias cativantes e que transmitem emoção. Podem ser narrativas contadas por meio de palavras, imagens e sons. Com o Stories é possível aplicar essa técnica no Instagram.

Aproveite para mostrar os bastidores, por exemplo, a preparação dos produtos antes de serem enviados aos consumidores. Faça também a cobertura ao vivo de eventos da sua marca ou dos quais esteja participando.

Faça também enquetes, tutoriais, mostre os seus produtos e utilize tags de localização. O Instagram Stories tem diversas ferramentas para deixar as narrativas mais atrativas, como o efeito boomerang.

6. Faça anúncios no Instagram

Anunciar no Instagram Ads atrai as pessoas e traz mais visibilidade para a sua marca. Nele, os posts são divulgados em formato de fotos, vídeos e carrossel de imagens. O Instagram Ads permite segmentar o público-alvo de acordo com idade, gênero, localização, interesses de consumo, dispositivos de acesso e muito mais.

Você tem a oportunidade de gerar maior reconhecimento de seu produto, serviço ou empresa de acordo com o alcance desejado. Com anúncios atrativos, os clientes buscarão por mais informações sobre os seus produtos ou serviços e eles podem ser redirecionados para o seu site, aumentando os seus leads.

7. Conquiste seguidores

Conecte seu Instagram a outras redes sociais para aumentar o alcance de suas publicações. Use hashtags que tenham relação direta com a imagem publicada. Poste fotos interessantes e de qualidade para chamar a atenção e garantir curtidas.

Esteja sempre presente. Deixar de responder os comentários feitos em seu post fará com seu engajamento diminua. Sempre responda a comentários e dúvidas. Mencione os nomes dos interessados nos comentários quando responder às publicações. Também os siga de volta, curta e comente em suas fotos.

Torne seu perfil atrativo com a variação de conteúdos e invista em fotos e vídeos. Crie uma identidade com os seus seguidores, adapte-se a cada um deles. Assim, você terá um maior engajamento e vai conquistá-los.

Toda ação no Instagram deve ser medida para saber se as estratégias estão sendo aplicadas de maneira correta e gerando bons resultados. Acompanhe o crescimento dos seus seguidores e a interação por meio de curtidas e comentários. Compare com os concorrentes, reavalie suas estratégias e aprenda com eles.

Não investir nessa rede é abrir mão de muitas oportunidades para fortalecer a presença de sua marca no mercado e criar elos com os consumidores. Em um ambiente de mídias sociais, essa plataforma tem ganhado mais adeptos e tem se mostrado um ótimo canal de comunicação. Por isso, repense e comece a investir em marketing no Instagram agora mesmo.

Se estiver com dificuldades em definir as estratégias e como aplicá-las, não se preocupe. Entre em contanto com nossa equipe e nós ajudaremos você.


Confira também:
E-book 5 Dicas de SEO


  • 1
Exibindo 1 de 1

Carregando...