fechar× Entre em contato Comercial: (71) 4042-9112
Whatsapp Comercial: (71) 99154-3223
Suporte Técnico: (71) 3015-2200 

Aprenda a traçar estratégias inovadoras com o geomarketing

tecnologia tem tudo para se tornar a sua principal aliada na busca por clientes para a sua empresa e o geomarketing é recurso para isso. Graças à popularização dos smartphones e do recurso de GPS presente na maioria deles, é possível, atualmente, direcionar sua publicidade para quem está no local certo.

Não é nada eficiente tentar atingir a maior parcela do público com as suas campanhas. Em vez disso, você tem muito mais a ganhar se concentrar suas ações em quem tem perfil para se tornar seu cliente — trata-se da forma mais produtiva de usar os seus recursos.

O geomarketing é o mecanismo ideal para garantir que seus esforços estejam nos caminhos certos. Entenda como esse critério de segmentação é algo decisivo para se comunicar apenas com quem pode gerar resultados positivos para a sua empresa logo abaixo.

O que é o geomarketing?

O geomarketing consiste em usar estratégias cujos critérios de segmentação consideram a localização do público-alvo para entregar conteúdo relevante. É o caso, por exemplo, de exibir determinado anúncio apenas para pessoas de uma região específica.

Isso envolve aproveitar a possibilidade de posicionar sua audiência no mapa para aprender mais sobre os hábitos e preferências dela. Essas informações são extremamente valiosas para que você consiga tomar decisões de negócios cada vez mais estratégicas e alcançar resultados melhores.

Trata-se de um mecanismo que pode ser incluído em ações e campanhas de diversos tipos e segmentos. Basta considerar quais os critérios de localização fazem sentido para os seus objetivos e aproveitar as vantagens dessa tendência.

Por que o geomarketing é estratégico?

Cada vez mais o público se sente sobrecarregado de informação. Ele vê anúncios em múltiplos canais diferentes, o que cria o costume de ignorar esses estímulos automaticamente. A solução para as empresas recuperarem a atenção dessas pessoas consiste em começar a veicular publicidade relevante e no momento certo.

Ou seja, os seus anúncios devem ser direcionados apenas a quem tem o perfil para se tornar seu cliente. O geomarketing é uma ferramenta poderosa para alcançar esse objetivo, já que se fundamenta exatamente em segmentar seu conteúdo baseando-se em um critério decisivo: a localização.

Por exemplo, quem mora longe de determinado restaurante não se interessaria por um anúncio sobre ele. É muito mais vantajoso exibir essa publicidade para quem está passando pelas imediações do estabelecimento, podendo conquistar potenciais visitas a partir de uma decisão espontânea.

Como usar o geomarketing de maneira eficiente?

Agora que você já entendeu todo o valor que o geomarketing pode trazer à estratégia da sua empresa, o próximo passo consiste em conhecer as principais formas de implementar essa ideia. O recurso tem grande potencial, mas somente traz bons resultados se abordado corretamente.

Confira a seguir as melhores maneiras de usar o geomarketing:

Anúncios segmentados

Aparecer para o público certo é muito mais valioso do que tentar atingir uma audiência vasta que não iria se interessar pelo seu conteúdo. O geomarketing oferece boas condições para você obter resultados nesse contexto. Basta criar anúncios digitais que se baseiam na localização do público para exibir o conteúdo correto.

Essa possibilidade está disponível na maioria dos sistemas de anúncios da atualidade, como Google AdWords e Facebook Ads. Comece a considerar o local do usuário e crie uma publicidade que se aproveita dessa informação para entregar um material personalizado. Isso fará com que seu potencial cliente se sinta valorizado.

Personalização do site

O seu site pode direcionar muito mais sucesso a você se começar a exibir conteúdo segmentado aos visitantes dele. Trata-se de mais uma área em que o geomarketing pode atuar, bastando configurar suas páginas para requisitar a localização do usuário e mostrar as informações corretas.

Você pode usar a localização para determinar o país de origem do visitante e exibir uma versão do seu conteúdo no idioma dele, por exemplo. A maioria dos navegadores de internet da atualidade é capaz de pedir a localização do usuário, inclusive os de computadores tradicionais.

Tags em posts de redes sociais

Também chamado de geotagging, trata-se de algo que você provavelmente já viu várias vezes. É a marcação de algum local no conteúdo nas redes sociais, como no Facebook e no Instagram. Por meio desse recurso é possível associar o seu estabelecimento ao post por seus seguidores e ampliar a visibilidade dele de maneira espontânea.

Para isso, certifique-se de que a sua empresa esteja devidamente cadastrada nessas redes sociais e nos sistemas que fornecem dados a elas. Por exemplo, para que uma loja possa ser marcada no Instagram, ela precisa ter uma página no Facebook com endereço.

Filtros por localização

O Snapchat alcançou bastante sucesso com o público mais jovem nos últimos anos e tem um recurso que ainda não foi lançado pelo Instagram Stories: a possibilidade de marcas criarem filtros personalizados baseados em localizações. Isso é uma boa tática de geomarketing, se bem utilizada.

Para isso, vale a pena experimentar a criação de um filtro para o seu negócio e torná-lo disponível em um ponto do mapa correspondente ao seu estabelecimento. Leve em consideração se o Snapchat é relevante para o seu público-alvo e, caso seja, aposte nesse recurso.

Acesso a dados ricos sobre o público

Além de oferecer excelentes critérios de segmentação, o geomarketing também é um poderoso meio para captar informações estratégicas sobre as características e hábitos do seu público. Ao perceber de que forma ele se comporta em relação à localização, você pode criar estratégias cada vez mais ricas.

Com cada vez mais métodos inteligentes para lidar com dados, como é o caso da tendência do Big Data e machine learning, fica nítido o quanto é valioso poder captar informações estratégicas sobre seu público.

O que considerar para implementar o geomarketing?

Tendo em vista as vantagens que o geomarketing traz e a versatilidade de todos os seus meios de implementação, fica claro como é valioso inseri-lo na sua estratégia. Você precisa sempre contar com métodos eficazes para qualificar a sua audiência e se comunicar com o público certo. Senão, a sua empresa arrisca ser vista como irrelevante pela audiência.

Mantenha a sua estratégia de segmentação em plena evolução. Observe os hábitos do seu público e as características dele para aprender mais sobre quais decisões tomar em seu planejamento. O geomarketing somente é capaz de trazer bons retornos se inserido em uma estratégia de qualidade.

Fique por dentro de mais ideias que precisam integrar o seu dia a dia com o nosso conteúdo. Siga os nossos perfis nas redes sociais: FacebookTwitter e YouTube!


Confira também:
E-book 5 Dicas de SEO


  • 1
Exibindo 1 de 1

Carregando...