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Como deve ser o relacionamento entre o cliente e uma agência digital?

Muitas empresas contam com a ajuda de uma agência digital para garantir a sua sobrevivência em um ambiente virtual cada vez mais competitivo. Mas, em algumas situações, essa relação apresenta as suas dificuldades e isso tem interferido nos resultados dos projetos desenvolvidos por essa parceria.

Ao procurar por uma agência digital para a realização de um projeto, tanto cliente quanto agência devem desenvolver uma parceria e não apenas a demanda e a oferta por serviços. E para que o resultado desse relacionamento seja eficaz, é preciso que haja transparência e confiança.

Confira, a seguir, quais são os desafios em um relacionamento entre cliente e agência digital. Daremos, também, algumas dicas de como garantir um relacionamento saudável e quais são os benefícios que ambos podem conseguir nessa relação. Boa leitura!

Desafios no relacionamento

Construir um relacionamento, tanto pessoal quanto profissional, nem sempre é tão fácil. Alguns são mais tranquilos e outros são mais conturbados, mas é possível encontrar soluções para resolver os desafios que surgem. Antes de buscar por soluções, é preciso descobrir quais são os desafios que os relacionamentos entre clientes e agências enfrentam.

Relacionamento superficial

Algumas empresas podem cometer o erro de terem relacionamentos superficiais com os clientes, bem como o contrário também pode acontecer. E isso se dá por meio da falta de interação na comunicação, seja pela ausência de reuniões frequentes ou diálogos curtos e superficiais, o que impede que se conheça melhor o outro.

Falta de diálogo

O ruído na comunicação ou a ausência dela interferem de forma negativa no relacionamento. A forma como os parceiros lidam com as questões e as dificuldades que surgem ao longo do projeto é crucial para o sucesso das estratégias aplicadas e, por isso, deve haver um diálogo proativo de ambos na resolução dos desafios que surgirem.

Distorção das reais necessidades

A falta de alinhamento entre as expectativas do cliente e a real necessidade da empresa faz com que haja distorções na execução do projeto. O cliente, por exemplo, pode ter uma visão distorcida sobre quais são os segmentos mais apropriados para focar as suas estratégias e tornar-se resistente quanto à visão da agência.

Falsas promessas

Ainda há empresas que vendem poções mágicas para os problemas dos clientes e, quando começam a desenvolver um projeto, acabam falhando por não terem condições de cumprir o que foi prometido. Essa atitude mina a relação entre ambos e faz com que o cliente perca a confiança na empresa.

Falta de educação do cliente

Alguns clientes, por serem os contratantes do serviço, veem a agência digital como mais um prestador de serviço e assumem uma postura de subordinação e, com isso, muitas vezes tratam com rispidez os colaboradores da agência. Essa relação, ao longo do tempo, se torna desgastante e, em algumas situações, faz com que a agência abra mão do cliente.

Dicas para desenvolver um relacionamento

Você já conferiu algumas situações que se apresentam como um desafio no relacionamento entre cliente e agência digital. Agora, veja algumas dicas de como tornar essa relação mais tranquila e saudável para ambos.

Alinhamento de expectativas

Toda ação a ser desenvolvida deve contar com a participação ativa de todas as partes envolvidas no processo. Para que a parceria alcance o sucesso, é imprescindível o alinhamento das expectativas do cliente com as propostas da agência digital. Dessa forma, juntas, poderão colocar em práticas os objetivos traçados e alcançar os resultados desejados.

Envolvimento de cliente e funcionários

A interação entre cliente e funcionários da empresa prestadora do serviço melhora o conhecimento que a empresa tem sobre o cliente, bem como suas necessidades e expectativas e, assim, oferece um serviço adequado ao seu perfil e atende às suas demandas com estratégias de marketing e vendas certas.

Adoção da filosofia e das técnicas do projeto

Para que a implantação do projeto ocorra conforme o planejado e de foma eficiente, é necessário que o cliente absorva a filosofia e as técnicas do projeto construído para que não haja resistência e dificuldades na execução do planejamento estratégico, além de garantir que os melhores resultados sejam obtidos.

Desenvolvimento de confiança

Qualquer parceria exige o desenvolvimento de confiança. Para que isso ocorra, é preciso ter um relacionamento de familiaridade por meio da diminuição dos riscos percebidos pelo cliente ao constatar a experiência da empresa no mercado no qual atua. A partir disso, é possível começar a construir a confiança e, com ela, a criação de um compromisso duradouro.

Feedbacks regulares

O feedback ao cliente é uma forma de garantir uma boa comunicação e que ele esteja ciente dos resultados alcançados em cada etapa realizada. Além do mais, as interações repetidas fazem com que ele se familiarize com os prestadores do serviço. Esses contatos reduzem a incerteza sobre os benefícios esperados e aumentam a confiança do cliente na agência.

Benefícios para cliente e agência digital

Ambos se beneficiam com um relacionamento duradouro e fortalecido. O cliente ganha mais confiança e credibilidade na empresa prestadora de serviço. Isso gera menor ansiedade e mais confiança ao saber que pode contar com a empresa e que ela apresentará as melhores soluções para os seus problemas.

Um relacionamento consolidado fará com que o cliente desenvolva um senso social em relação à empresa e, assim, diminui a possibilidade de trocar de prestador de serviço. Além disso, pode obter tratamentos especiais, como acordos preferenciais ou descontos, o que resulta em sua fidelidade.

Já a empresa obtém vantagens econômicas ao garantir maiores volumes de serviços, bem como uma redução de custo e redução de esforços de marketing. Também pode obter a atração de novos clientes por meio da publicidade grátis, o boca a boca positivo que seus clientes atuais farão sobre ela.

A relação entre empresa e cliente também beneficia o colaborador, pois uma relação tranquila e saudável fará com que os colaboradores se sintam satisfeitos ao trabalhar no projeto, e isso se torna um ponto positivo para a retenção de talentos na empresa.

O relacionamento entre um cliente e uma agência digital é parecido com as relações pessoais; por isso, as regras de boa convivência também servem para as relações comerciais e para fortalecer os laços entre elas e conquistar os resultados desejados. Lembre-se de que uma relação de parceria deve ser construída diariamente e todos são responsáveis pelo sucesso desse relacionamento.

Entre em contato com a nossa equipe e venha construir um relacionamento consolidado e duradouro com a gente!


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