fechar× Entre em contato Comercial: (71) 4042-9112
Whatsapp Comercial: (71) 99154-3223
Suporte Técnico: (71) 4042-9191

Da ideia à finalização: quanto tempo demora para criar um site?

O tempo para criar um site é uma dúvida comum de todos os clientes que precisam lançar ou reformular suas páginas na internet. No entanto, essa resposta depende basicamente de algumas variáveis, como a complexidade do que você necessita e dos recursos que tem.

Parece clichê, né? Mas estamos falando de um fato. Não existe receita de bolo na hora de criar ou alterar um site, pois cada projeto tem suas particularidades — influenciando no tempo de execução do trabalho. Mesmo assim, podemos estimar em dias com base nas necessidades apresentadas. Vamos lá?

Continue a leitura e descubra, da ideia à finalização, quanto tempo demora para criar um site!

Planejamento

Acredite: essa é a parte mais importante da criação ou alteração do seu site. Tudo começa na definição do escopo do projeto. Em uma reunião com o profissional responsável pelo desenvolvimento, você define aspectos como o visual, o conteúdo, as funcionalidades, os links e as páginas do site.

O planejamento é a base de todo o trabalho. A partir dessa etapa, o site é desmembrado em partes que vão para equipes diferentes. Por esse motivo, tudo precisa estar bem definido — pois mudanças no decorrer do processo afetarão o prazo informado inicialmente.

O prazo do planejamento depende mais de você do que da equipe. Se chegar na reunião com o máximo de informações e de materiais, ele não vai durar mais do que algumas horas em um dia. Sendo assim, antes de acionar os envolvidos para iniciar o projeto, organize-se para otimizar essa etapa.

Criação e aprovação do layout

Depois do planejamento, o profissional ou a equipe responsável por criar seu site vai preparar um escopo do layout. Em vez de fazer tudo o que foi solicitado no projeto, será feita apenas a base do visual — home page e alguns exemplos de páginas internas. Com ela, você tem uma estimativa do que está por vir.

Encare essa etapa como a última saída de uma rodovia para abastecer seu carro e passar pela revisão de um mecânico. Se quiser ajustar alguma coisa, aproveite a oportunidade. Convoque todos os responsáveis pela aprovação do site e garanta que o layout inicial está de acordo com o solicitado.

Quando você aprova esse visual, ele passa a ser replicado para as demais páginas do projeto. A criação do layout inicial leva alguns dias, não mais que uma semana. Já o tempo de aprovação é com você. Por isso, é fundamental saber o que deseja para o site e garantir o o.k. de todo mundo.

Desenvolvimento do conteúdo

Paralelamente à criação e aprovação do layout, a equipe de conteúdo prepara os textos, chamadas e outros recursos que farão parte do site. O tempo de desenvolvimento desse conteúdo também depende da complexidade dele. Algo simples pode ser feito em alguns dias.

Contudo, se o seu site necessita de muito conteúdo, o prazo para a entrega e aprovação dele pode ser maior. É o caso dos e-commerces, que depende da quantidade de itens que precisam ser descritos. Em algumas situações, os produtos também devem ser fotografados.

Uma loja on-line de moda, por exemplo, pode necessitar de fotos exclusivas. O prazo deve incluir agendamento de modelos, locação de estúdio e tratamento de cada uma das imagens produzidas. O mesmo vale para a produção de vídeos para colocar no site.

Programação de front e back-end

Pensou que depois da aprovação do conteúdo e layout estaria tudo pronto? Ainda não! Depois que você aprova o visual do site, ele começa a ser programado em, no mínimo, uma esfera: o front-end. Essa é a conversão do layout para um código de programação. O que antes era estático começa a ganhar vida.

É no front-end que o site recebe as transições, animações e os links que começam a funcionar. Nessa etapa, os textos são incluídos. Contudo, no caso de um e-commerce, pode ser preciso ir além e programar o site em uma nova esfera, conhecida como back-end.

O back-end é a programação um sistema. Se sua loja virtual usar uma plataforma já existente, que necessite apenas de alguns ajustes, tudo fica mais simples. Porém, se seu objetivo é ter algo exclusivo ou funcionalidades não encontradas em outras plataformas, será preciso fazer algo do zero — e o prazo é inestimável.

Homologação do site

Depois que você cumprir as etapas anteriores, chega o momento de homologar o site. Esse é um processo importantíssimo e que deve ser feito antes de ele ir ao ar. Basicamente, na homologação, você e sua equipe vai navegar como se fosse um consumidor comum.

Abra o site no navegador do notebook, tablet e smartphone. Experimente clicar nos links, abrir as páginas existentes e mexer em tudo. Esse é um trabalho que o profissional ou agência contratada também faz, tá? Mesmo assim, é importante garantir que tudo o que foi solicitado está diante dos seus olhos.

Leve o tempo que necessitar na homologação do site e, diante de qualquer erro encontrado, chame os responsáveis para que a correção seja feita. E quando seu site é um e-commerce, o cadastro dos produtos passa a ser feito a partir do momento em que o back-end cria ou adapta o sistema para isso — de forma manual ou com ajuda de uma planilha.

Enquanto um site pequeno pode ser feito entre 25 e 30 dias, o de médio porte ir de 30 a 60 dias. Já o grande, como o e-commerce ou um portal de notícias, de 60 a 90 dias. Lembre-se que o prazo não está diretamente associado ao tamanho do seu site e sim à complexidade do projeto.

O mais importante é que seu site seja feito com o máximo de qualidade. Por isso, apressar a equipe pode não ser uma estratégia eficiente. Quando esse trabalho é feito com pressa, a quantidade de falhas na entrega prejudica o prazo e o funcionamento do projeto — principalmente quando há correria na homologação.

Outro ponto importante que contribui para o sucesso na criação do seu site é a equipe responsável por isso. Procure uma agência especializada que tenha casos de sucesso para apresentar e analise-os com bastante atenção para garantir a qualidade do seu trabalho.

Criar um site não é um bicho de sete cabeças, principalmente se você tem ao seu lado parceiros confiáveis e capacitados. Fique atento às etapas compartilhadas neste artigo e aplique-as no planejamento e desenvolvimento do seu projeto.

Não caia nos principais erros que as pessoas cometem durante o processo de criação ou alteração do seu site. Sabe quais são eles? Baixe nosso e-book gratuito e confira!


Confira também:
E-book 7 Principais Erros
Artigos, 12.JULHO.2018 | Postado em Site


  • 1
Exibindo 1 de 1

Carregando...