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8 grandes porquês para você NÃO fazer um site grátis

Para ter um bom posicionamento de marca, é necessário estar presente na internet. Uma das opções para isso é fazer um site grátis. Entretanto, embora usar os serviços de plataformas que permitem a criação de um domínio gratuito pareça barato e rápido, podem haver efeitos negativos para a imagem da empresa e, consequentemente, para seus resultados.

 

Se você busca ter uma forte presença digital e vê no comércio eletrônico uma saída para melhorar o desempenho do seu empreendimento, precisa saber que há bons motivos para pagar por esse tipo de serviço. Acompanhe este post para saber mais!

1. Fazer um site grátis não garante credibilidade

É comum que um site gratuito não transmita credibilidade para os potenciais clientes. E essa é uma péssima notícia, já que a credibilidade é o principal elemento para quem deseja aumentar os lucros e a visibilidade da marca com uma presença on-line.

Geralmente, as ferramentas gratuitas obtêm receitas por meio de anúncios. Isso faz que o site fique poluído, com pop-ups que pulam na tela, irritam o visitante e fazem que ele abandone a página. Por isso, dificilmente alguém se sente seguro para contratar os serviços ou fazer uma compra em um comércio eletrônico que parece um outdoor on-line.

2. Plataformas gratuitas não oferecem suporte técnico

Embora a tecnologia avance dia após dia, a internet sofre oscilações. Já ficou sem conseguir conexão com o WhatsApp e isso quase o enlouqueceu? Em plataformas gratuitas, o site pode cair e, assim como no aplicativo, não haver uma equipe para fazer que o serviço volte à ativa.

Quando se contratam os serviços de uma agência especializada, por outro lado, há mais segurança nesse quesito. Isso porque sempre há alguém preparado para resolver a situação de maneira rápida e eficaz.

3. As opções de design são limitadas

As marcas mais conceituadas do mercado têm identidade visual forte e marcante. Se o site da sua empresa tiver um design morno oferecido gratuitamente (que, provavelmente, está em uso por outras empresas), há poucas chances de que desperte o interesse do cliente.

Quando o usuário está a procura de um produto ou serviço e inicia sua jornada nos mecanismos de busca, é natural que tenha critérios para avaliação das opções que encontrar. Um dos primeiros deles é a aparência do site.

Plataformas que oferecem leiautes prontos estabelecem limites para a personalização do conteúdo visual. Assim, o site pode cair no amadorismo e enfrentar problemas da falta de credibilidade.

4. Sites grátis não têm bom posicionamento nas buscas

O primeiro motivo para isso está relacionado ao fato de que fazer um site grátis não permite que se personalize o domínio. Isso prejudica seu posicionamento no Google, porque o endereço da página sempre vai ter o padrão da plataforma utilizada para criá-lo. Assim, é mais difícil encontrar seu produto nos mecanismos de buscas.

É praticamente impossível enganar o Google nesse aspecto. A ferramenta tem centenas de critérios de relevância que definem a ordem de exibição dos sites no resultado da busca quando se procura por um termo, produto ou serviço.

Um endereço amigável (com o nome da empresa, por exemplo) e o visual da página são apenas alguns desses parâmetros. Portanto, não é possível alcançar relevância quando se usa um site construído em plataformas gratuitas.

5. Não há opções para criar páginas responsivas

Um site responsivo é aquele que apresenta um design agradável em qualquer dispositivo: dos tradicionais computadores de mesa até os mais modernos smartphones, passando pelos notebooks e pelos tablets.

Essa flexibilidade garante que a página se adapte ao tamanho da tela de exibição e que sua aparência e a disposição dos elementos seja alterada automaticamente. Assim, há mais chances de que o cliente permaneça no site em vez de deixá-lo pelo mau funcionamento dos botões ou pela desconexão dos textos.

6. As informações não ficam protegidas

As informações jamais ficam protegidas em um site gratuito. Quando se contrata uma empresa especializada para desenvolver a página e compra-se um domínio exclusivo, garante-se a propriedade do banco de dados.

Isso obviamente não acontece quando se opta por uma plataforma gratuita. Nesse caso, o que é inserido lá não pode ser removido, migrado para outro servidor ou plataforma ou mesmo acessado quando quiser.

Além de não saber quem tem acesso livre a esse conteúdo, corre-se o risco de a plataforma encerrar suas atividades e excluir os sites que hospeda (inclusive o da sua marca) sem qualquer aviso prévio.

7. O desempenho positivo do site é enganoso

Quando usados em sites gratuitos, as métricas de avaliação e os indicadores de desempenho produzem dados inválidos. Isso acontece porque o endereço de hospedagem é terceirizado (e não um domínio próprio).

Com isso, mesmo que os resultados obtidos sejam positivos, tratam-se de dados imprecisos. Portanto, utilizar essas referências pode ser enganoso e fazer que se aposte em uma ideia que, na verdade, vai trazer prejuízos.

Acompanhar o desempenho das estratégias virtuais é essencial para otimizar os investimentos, produzir conteúdo que atinja verdadeiramente o público-alvo e, claro, alcançar os resultados desejados. Por isso, a precisão desses índices é fundamental.

8. Um site grátis não é profissional

Responda: um site que não pode ser personalizado de acordo com a identidade da marca, que usa um domínio genérico, que não funciona de forma adequada quando aberto em diferentes dispositivos e que pode ser retirado do ar a qualquer momento parece profissional? Na posição de cliente, você faria negócio com uma empresa que não é profissional nem com sua própria página on-line?

Entendeu por que fazer um site grátis é o barato que pode sair caro? Felizmente, existem agências especializadas, com profissionais habilitados, que podem ajudar sua empresa tanto na criação do site quanto na produção de conteúdo. Esses esforços são cruciais para ajudar a melhorar a visibilidade, a localização pelo Google e o posicionamento da marca.

Quer conhecer uma agência especializada no desenvolvimento de sites e lojas virtuais que pode trazer soluções rápidas para a sua organização? Então, venha visitar nosso site e saber o que temos a oferecer para o seu empreendimento!


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Artigos, 23.JULHO.2018 | Postado em Site


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