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Como a estrutura e a arquitetura de um site vão aumentar as conversões?

Você já parou para pensar na importância da estrutura de um site? A forma como ele é construído e a organização das informações são elementos essenciais para o sucesso dele. Se o seu usuário não consegue chegar até onde deseja, ficará impossível conquistar aquela conversão. Isso fará com que você perca resultados valiosos.

Considerar a arquitetura de informação é o primeiro passo para começar a acertar nessa área. Independentemente de você ter muito ou pouco conteúdo, essas páginas precisam estar organizadas de maneira coerente e fácil de seus visitantes entenderem.

Qual o intuito principal do seu site? Ele busca vender determinada solução? Então, ela precisa estar em maior destaque, de preferência a um único clique de distância do seu público. Escondê-la em meio a vários menus não é intuitivo e pode prejudicar seriamente os resultados.

Conheça a seguir de que formas a arquitetura e a estrutura de um site podem aumentar as suas conversões. Boa leitura!

Tenha um sitemap coerente

Como o próprio nome antecipa, um sitemap é um mapa da estrutura de um site, considerando todas as suas páginas e a hierarquia dela. Além de ser uma ferramenta essencial para que seu conteúdo seja escaneado corretamente pelos sites de buscas, o sitemap também ajudará você a se organizar.

Ao colocar as ideias no papel, tudo sempre fica mais claro. Ao criar o seu sitemap, você poderá visualizar de que maneira as suas páginas estão organizadas. Os problemas ficarão mais visíveis, como algum conteúdo que deveria estar subordinado a outro ou determinada seção que precisa oferecer melhor acessibilidade.

Simplifique os processos do site

Se o seu público tem dificuldades para chegar até a sua oferta, algo tem que ser feito urgentemente a respeito da estrutura do site. Isso vai além de pensar apenas em colocar a oferta em principal destaque, pois envolve também todos os outros requerimentos que existem no processo até o final dele.

Por exemplo: formulários longos demais costumam afastar potenciais clientes que se sentem sobrecarregados. Peça somente a informações que realmente são necessárias, deixando para que seu público preencha o restante depois. Minimize o número de passos requeridos até chegarem onde desejam.

Use um bom sistema de gerenciamento de conteúdo

Parte da sua preocupação com a estrutura de um site precisa envolver a escolha de um sistema que auxilie na publicação e edição do conteúdo dele de forma rápida e fácil. Oportunidades podem surgir a qualquer momento e você não pode se limitar por um processo lento e improdutivo para atualizar suas páginas.

É importante que o seu sistema de gerenciamento de conteúdo (CMS) seja capaz de lidar com os tipos de publicação que o seu site necessita. Deve se adaptar às particularidades da sua empresa e ser fácil de utilizar pela equipe que ficará responsável por esse trabalho.

Aprenda com os dados dos seus visitantes

A tecnologia evoluiu muito nos últimos anos e já é possível acessar informações bastante detalhadas e relevantes sobre o comportamento do público no seu site. Esses dados ajudarão você a tomar decisões melhores com o intuito de melhorar a estrutura de um site para conquistar mais conversões.

Por meio de um heat map, você consegue saber quais áreas do seu site ganham mais atenção do público e pode concentrar suas ofertas nesses espaços. Ao conferir as opções e sessões mais acessadas, é possível entender as prioridades dos seus visitantes e otimizar o caminho até elas.

Otimize os recursos

Parte integrante da estrutura de um site se refere aos recursos que ele utiliza para apresentar suas informações aos visitantes, indo desde o código-fonte até suas imagens. Cada um desses elementos precisa estar otimizado para que não sobrecarregue o aparelho que o público está usando para acessar seu conteúdo.

Ter imagens de alta qualidade é algo bastante desejável, mas tome cuidado para que elas não fiquem muito "pesadas". Lembre-se dos visitantes que chegarão até o seu site em dispositivos móveis com planos de dados limitados. O código-fonte também deve estar livre de scripts desnecessários que tornam o carregamento mais lento e frustrante.

Facilite o retorno à página inicial

Quem está navegando pelo seu site precisa de um meio fácil e rápido para voltar ao começo dele, que é a página inicial. Isso pode ser, por exemplo, o logo da sua empresa ou um botão com a consolidada imagem da casinha que a maioria dos navegadores de internet utilizam.

É importante que esse recurso esteja acessível em todas as suas páginas. Além de proporcionar uma experiência consistente em todo o seu conteúdo, também é algo que permitirá ao seu visitante voltar ao começo de qualquer lugar em que estiver.

Tenha uma redação objetiva

Uma parte integrante da estrutura de um site e como ela é percebida pelos visitantes se refere à redação das suas sessões. O texto empregado nelas pode ser decisivo para seu público conseguir chegar até as ofertas direcionadas a eles. Você precisa contar com um discurso que seja capaz de gerar identificação nessas pessoas e ajudá-las.

Não existe certo e errado quando o assunto é redação. Você tem que conhecer bem o perfil da sua audiência e considerar seus objetivos para implementar o tom adequado para esse caso. No entanto, na maioria das vezes, é válido enxugar grandes blocos de texto em trechos menores e mais objetivos, aumentando as chances de que o público terá interesse em ler.

Já ficou claro o quanto você deve se preocupar com a estrutura de um site para que ele consiga gerar um ritmo produtivo de conversões para você, não é? Manter a sua estratégia em dia é essencial e isso envolve se adaptar conforme o mercado se transforma e tomar as melhores decisões para cada aspecto da sua estratégia.

Para ter bons resultados nisso, você pode buscar uma ajuda especializada em uma agência digital. É uma forma altamente eficaz de "emprestar" uma equipe já formada de profissionais qualificados que entendem os melhores caminhos para ajudar você a otimizar os resultados do seu site. Experimente!

Lemos a respeito da estrutura de um site. Que tal aprender mais sobre como potencializar a visibilidade do seu conteúdo? Confira no blog o que é preciso para aparecer com boa posição no Google.


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E-book 7 Principais Erros
Artigos, 02.AGOSTO.2018 | Postado em Site


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