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Site responsivo: os impactos no desempenho do negócio e na presença online

Quantas vezes você já tentou acessar um site pelo navegador do seu smartphone e ele estava todo desconfigurado ou com o mesmo visual que aparece na tela do computador? Muitas, não é verdade? Isso demonstra que nem todas as empresas adotam um site responsivo — adaptável à tela do dispositivo.

O site responsivo é um dos meios com o qual as empresas podem se aproximar dos seus consumidores, pois a maioria da população já usa o smartphone como dispositivo principal para acessar a internet. Os botões, por exemplo, precisam ser maiores, para facilitar o toque com a ponta do dedo.

O mesmo vale para os textos, que não podem ficar no mesmo tamanho de fonte — obrigando o visitante a dar zoom toda vez que deseja ler uma informação. Por isso, preparamos este artigo, que mostra os impactos do site responsivo no desempenho do negócio e na presença on-line dele. Acompanhe!

Atende às novas demandas do consumidor moderno

O consumidor moderno está cada vez mais imerso no mundo digital, se relacionando, comprando produtos e até contratando serviços pela internet. No Brasil, 2018 foi o ano que marcou o smartphone como o dispositivo no qual mais da metade da população usa para se conectar à rede mundial.

Em lares com renda mais baixa, o smartphone é praticamente o único aparelho que seus moradores usam para navegar na web — afinal, ele pode custar bem menos do que um computador. Isso revela novas demandas do consumidor moderno, que incluem o site responsivo.

Uma vez que mais da metade da população usa o smartphone para acessar a internet, é necessário que os sites sejam adaptados aos diferentes tamanhos de telas dos diversos modelos desse dispositivo. Essa é uma das maneiras de conectar sua marca com o público.

Promove uma experiência de compra positiva

Você com certeza já usou seu smartphone para visitar um site e fechou a aba dele frustrado porque não conseguia clicar nos links ou visualizá-lo de uma maneira organizada, não é verdade? Portanto, para não compartilhar essa experiência ruim com o seu consumidor, invista em um site responsivo.

As experiências de compra em uma loja on-line ou de navegação em um site institucional precisam ser positivas porque criam uma boa memória sobre a sua marca na mente de cada consumidor. Links quebrados, botões pequenos demais, informações complicadas ou um site não-responsivo prejudicam essa experiência.

Um site que valoriza a experiência do seu usuário privilegia a própria usabilidade, tornando-se intuitivo. Ele não exige um tempo para aprender onde estão as coisas ou como é o seu funcionamento, pois seus botões e informações induzem o usuário ao clique certo — facilitando, assim, as vendas.

Colabora com um bom ranqueamento nos buscadores

Buscadores como o Google, o maior do mundo, possuem algoritmos que são constantemente atualizados com o objetivo de melhorar a experiência dos usuários na internet. Uma de suas mudanças colocou o site responsivo como uma das condições para melhorar o ranqueamento nos resultados das pesquisas.

Isso se deve à mudança de comportamento do consumidor — algo que citamos no primeiro tópico. Uma vez que as pessoas estão acessando a internet cada vez mais por smartphones, é necessário que a experiência delas seja positiva. Logo, se a busca é feita por um dispositivo como esse, o resultado vai priorizar os sites que têm uma exibição adequada ao seu formato de tela.

Sites responsivos também costumam carregar mais rapidamente — outro aspecto que contribui com o ranqueamento nos buscadores virtuais. Quando o tempo de carregamento é muito alto, o usuário pode sair e buscar uma alternativa — diminuindo suas chances de conversão.

Melhora a percepção da marca e facilita o compartilhamento

Já que a base de um site responsivo está no desejo de aprimorar a experiência de navegação dos seus visitantes, podemos afirmar que ele também melhora a percepção da sua marca. Aquele site que demora para carregar, está cheio de links quebrados ou imagens que não carregam, acaba ficando com uma imagem ruim.

Imagine que o consumidor tenha um objetivo, que pode ser comprar um produto. Impedi-lo de atingir isso causa frustração, raiva e desprezo pelo agente responsável que, nesse caso, pode ser a sua marca. A falta de um site responsivo pode até gerar propaganda espontânea e negativa, não recomendando seus produtos e serviços pela dificuldade em acessar a página e finalizar uma compra.

Outro ponto importante é que o site responsivo facilita o compartilhamento dele entre usuários. Ninguém recomenda um prestador de serviços ou loja que com a qual se relaciona mal. Portanto, a boa usabilidade do seu site pode promover a criação de uma rede de clientes que defendem a marca e até a compartilham em suas redes sociais e sites de avaliação.

Aumenta as vendas dos seus produtos e serviços

Perceba que o site responsivo colabora com a satisfação e a experiência de um dos maiores patrimônios de qualquer negócio: o cliente. Sendo assim, ele ajuda, também, a aumentar as vendas dos seus produtos e serviços. Um site que carrega rápido e está adequado à tela de cada dispositivo transmite mais confiança.

Ele também possibilita que a compra seja feita dentro do ritmo do cliente, sem interrupções ou momentos que o levam a perder tempo. Assim, ele se sente mais seguro para continuar a compra e tem a percepção de que está fazendo um bom negócio — com uma marca que fornece o necessário para tornar isso possível.

Em relação à presença digital, até o tempo de permanência dentro do seu site é capaz de torná-lo melhor ranqueado. Aqueles visitantes que entram e saem sem clicar em nada demonstram que a expectativa gerada pela página não foi atendida. Na contramão disso, o site responsivo estimula a navegação e a finalização da compra.

Agora que você sabe o que é um site responsivo e quais são seus impactos no desempenho do negócio e na presença on-line dele, considere apoio profissional de uma agência especializada para adaptar sua página na internet. Aproveite os benefícios que essa alteração pode trazer para a marca do seu negócio.

Já que falamos tanto da experiência do cliente, convidamos você para conhecer as atitudes recomendadas para melhorar o relacionamento entre ele e sua marca com a ajuda da internet.


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Artigos, 29.AGOSTO.2018 | Postado em Site


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