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Está chegando! Saiba como se planejar para as promoções na Black Friday

Já está na hora de começar a se planejar para as promoções na Black Friday do seu e-commerce! Essa é uma ótima oportunidade para ampliar o seu volume de clientes e movimentar o estoque, mas é necessário ter cautela para garantir boa rentabilidade durante essa ação.

Ocorrendo na última sexta-feira do mês de novembro, a Black Friday caiu no gosto do brasileiro, marcando quase todo o varejo com descontos e colecionando recordes de faturamento nos últimos anos. Em 2017, o número de vendas no Brasil foi 16% maior do que no ano anterior, um total de R$ 2,48 bilhões. Sem dúvida, pode ser altamente vantajoso para o seu negócio aproveitar essa tendência.

Se você não se preparar adequadamente, no entanto, pode sofrer o efeito contrário. Quem tem problemas para fazer compras durante a Black Friday dificilmente voltará à sua loja, além de isso poder prejudicar a sua imagem no ambiente digital e viralizar.

Para não correr esse risco, confira a seguir como se planejar para as promoções na Black Friday em seu e-commerce!

Determine um orçamento para o período

Ficar no vermelho por conta de promoções na Black Friday não é nada desejável — na verdade, é o oposto do esperado. Portanto, você precisa se planejar para evitar que isso aconteça.

Estabeleça um orçamento específico para essa data, considerando não só os gastos que terá com o marketing, mas também o quanto você “perderá” com os descontos aplicados. E tome cuidado para não exagerar!

Não engane os seus clientes

A frase “tudo pela metade do dobro” serve como um lembrete de um período delicado da Black Friday no Brasil em que várias lojas tentavam enganar os seus consumidores, aumentando os seus preços semanas antes de retorná-los ao valor anterior, durante a promoção, como se fosse um grande desconto.

Evite fazer isso: além de ser antiética e cabível de penalidades, essa prática pode comprometer a imagem do seu negócio e condenar os seus resultados a longo prazo.

Negocie com os fornecedores adequados

A dinâmica das promoções na Black Friday exige uma estrutura específica que precisa ser considerada. Assim, é necessário contar com fornecedores que consigam proporcionar a você tudo o que necessita para não falhar nessa ação.

Busque soluções adequadas de estoque, suprimentos, tecnologia e o que mais estiver envolvido na sua operação, considerando sempre a demanda e os prazos diferenciados que você terá nesses dias.

Promova a ação em seus canais de marketing

De nada adianta ter a melhor estrutura para promoções na Black Friday se elas não forem devidamente divulgadas, certo? Então, você precisa contar com a força dos canais de marketing para promover os seus produtos aos clientes certos.

Faça envios personalizados e automáticos de e-mail marketing e anuncie nas redes sociais para os segmentos que têm identificação com a sua loja, acompanhando sempre os seus resultados de perto. Isso, inclusive, lhe ajudará a antecipar e planejar melhor a ação.

Registre os seus números para o futuro

Sua atuação na Black Friday deste ano precisa ser devidamente registrada para que as próximas ações sejam ainda mais estratégicas.

Você precisa ter meios de conferir os resultados do passado para tomar decisões cada vez melhores em futuras abordagens. Portanto, durante a sua campanha, não se esqueça de documentar todos seus números de maneira acessível e simplificada.

Bom, agora que você já sabe como acertar ao realizar suas promoções na Black Friday, está na hora de começar a planejar as suas ações! Lembre-se sempre de se basear em resultados na hora de tomar decisões para o seu negócio, além de contar com as ferramentas adequadas para realizar esse trabalho. Assim, será possível obter retornos cada vez superiores!

Então, gostou do post? Aproveite para conferir também um pouco mais sobre como trabalhar corretamente com a sua loja on-line! Confira agora as melhores dicas sobre gestão de e-commerce.


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