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E-mail marketing: como construir e segmentar a lista de e-mails?

Nessa era digital, investir em estratégias de marketing no ambiente virtual se tornou uma necessidade. Dentre as ferramentas disponíveis online, o e-mail marketing tem ganhado destaque.

Com ele, as suas campanhas são potencializadas por meio de diversos formatos de comunicação, como ofertas e newsletter. Mas, para que sua empresa tenha sucesso com essa ferramenta, deve-se ter uma boa lista de e-mails.

Neste artigo, falamos sobre como construir e segmentar um mailing eficaz e também sobre as vantagens do e-mail marketing para a sua empresa. Confira!

Por que minha empresa deve fazer e-mail marketing?

O e-mail marketing é a utilização de e-mails como estratégias de marketing direto no ambiente virtual e, quando utilizado corretamente, pode potencializar as vendas ao direcionar a mensagem certa para o público-alvo.

Além disso, ajuda a construir relacionamentos sólidos e de longo prazo com os clientes. Isso ocorre por meio da interatividade com as mensagens instantâneas. Também auxilia a melhorar a imagem da marca com uma abordagem personalizada e convidativa.

Para garantir o sucesso dessa iniciativa, é necessário que o e-mail marketing esteja vinculado ao inbound marketing. Mas de que forma? Por meio do envio de e-mails com conteúdo personalizado e útil para os leitores.

Com o inbound marketing você produz conteúdo de acordo com a etapa em que os usuários se encontram no funil de vendas — atração, conversão, venda e encantamento. Assim, os textos são personalizados conforme as necessidades de cada usuário.

Como construir e gerenciar o e-mail marketing?

1. Trace um objetivo

O primeiro passo é definir o que se pretende alcançar com o e-mail marketing: aumentar o engajamento com os clientes, aumentar a venda, gerar mais tráfego para o site ou blog da empresa. Vale lembrar que os objetivos orientarão os indicadores de performance.

2. Construa sua lista

Em vez de comprar uma lista de e-mails, prefira captar seus próprios contatos e ter uma base de dados qualificada. Para tanto, utilize landing pages para conseguir e-mails em troca de conteúdos. Também insira pop-ups relacionados aos conteúdos de posts para oferecer informações adicionais.

3. Produza conteúdos ou notícias

Direcione o texto ao leitor com conteúdos que atendam às suas necessidades e dúvidas. Para chamar a atenção do leitor, crie títulos atrativos. Já para garantir que eles continuem a leitura, invista em imagens e gifs, conteúdos diretos e coloque bons CTA’s (call to action) para incentivar a tomada de uma ação.

Os tipos de e-mails podem ser newsletter, para compartilhar conteúdos relevantes ou notícias, promocionais, para divulgar ofertas e descontos, ou para a nutrição de leads com base na etapa de jornada de compra.

4. Segmente a lista

Se você não segmentar os e-mails, poderá ter leads não qualificados e eles podem ir para a caixa de spam. Portanto, divida as mensagens em nichos que podem ser por dados demográficos ou psicográficos,histórico de compra, estágio no funil de vendas, personas e cargos gerenciais.

Também podem ser criadas listas automáticas, como confirmação de cadastro de clientes, lançamento de produtos, abandono de carrinho, boas vindas e datas especiais. Lembre-se de remover os e-mails inválidos ou spams.

5. Monitore os resultados

É a hora de avaliar se os objetivos propostos foram alcançados. Nesse momento, são questionadas se as ofertas fizeram sentido ou se a segmentação está certa. Essas dúvidas surgem com base nos resultados da taxa de abertura de e-mails, taxa de cliques e taxa de conversão.

O e-mail é um canal de comunicação prático, rápido e barato. Aliado às estratégias de marketing e inbound marketing, gera maior familiaridade e confiança aos usuários trazendo muitos benefícios para a empresa. Para que isso ocorra, você deve ter uma boa lista de e-mails que facilitará nas campanhas.

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