HTTPS e Certificado SSL: por que é um diferencial ter isso no meu site?

O número de usuários dos serviços existentes na internet só aumenta. Dados de todo tipo trafegam num volume incalculável. E não raras vezes são informações sigilosas, como senhas, planejamentos empresariais e dados financeiros.

Infelizmente, a enorme quantidade de dados também pode fazer com que cada vez mais pessoas mal intencionadas tendem interceptar informações confidenciais. Com razão, isso faz com que os mais cautelosos fiquem com receio quanto à utilização da internet.  Uma consequência disso é o prejuízo que empresas que operam pela web podem acabar experimentando.

Assim, para oferecer segurança tanto para o usuário de um site quanto para o seu proprietário, existem recursos que atuam na comunicação entre computadores. Se você tem um website, com esses métodos aplicados, consegue oferecer confiança a seus clientes.

O protocolo HTTPS

Essa é a mais básica das ferramentas de segurança que você deve empregar. Protocolos são como idiomas “falados” entre computadores e servidores. Por meio dos protocolos, é possível a troca de dados como textos, mídia, links e o que mais for preciso. 

No começo da internet, o protocolo para troca de informações entre os computadores era o HTTP (sigla em inglês para Protocolo de Transferência de Hipertexto). Mas, com o tempo, hackers descobriram formas de interceptar informações trocadas neste protocolo, tornando-o inseguro e vulnerável a ataques. 

Assim, o protocolo HTTP foi melhorado e surgiu o HTTPS (protocolo de transferência de hipertexto seguro).  A diferença entre o antigo e o atual “idioma” de comunicação está no fato de que o HTTPS contém um recurso de segurança chamado criptografia. 


Criptografia e certificados digitais SSL

Criptografia é a transformação de dados em códigos especiais impossíveis de serem decifrados por hackers. É uma linguagem que apenas quem transmite e quem recebe informações compreende. Assim, enquanto trafegam, as informações estão a salvo. Os sites que possuem o recurso HTTPS contam com uma identificação na barra de tarefas do navegador.

O SSL (sigla em inglês para Camada de Segurança) ou certificado digital é a ferramenta responsável pela criptografia dos dados. Com ela, uma proteção é criada para garantir a transmissão de dados sigilosos. Se você precisa fazer com que seus clientes se sintam seguros quando navegarem por seu site, não demore a migrar para esses métodos de proteção.

Usar o HTTPS e, por extensão, os certificados digitais, atrai os clientes que buscam segurança no mundo digital. Não adotar este protocolo, no entanto, afasta outros potenciais compradores. Os navegadores atuais avisam o usuário quando não possuem o protocolo HTTPS, informando que o site não é seguro. Assim, possuir essas ferramentas de segurança é um diferencial dos demais concorrentes que ainda não migraram para estes sistemas.

Agora que você já sabe que seus clientes desejam e merecem segurança em suas transações e navegações, você deve, além de oferecer recursos apropriados, acrescentar funcionalidade e design adequados. Se você possui uma loja virtual e deseja maiores informações sobre isto, leia este artigo que preparamos especialmente para você. 
Confira também:
E-book 7 Principais Erros
Artigos, 22.FEVEREIRO.2021 | Postado em SEO


  • 1
Exibindo 1 de 1

Carregando...