Mobile First: por que meu próximo site precisa ser assim?

Como você acessa a internet na maioria das vezes? A resposta depende muito da situação no momento. Se você está em casa, sentado e navegando na sua banda larga com tranquilidade, talvez você prefira usar um desktop. Mas e se você estiver na rua e com pressa, a caminho de um compromisso importante? Nesse caso, você vai utilizar um dispositivo móvel.

Embora esse seja o cenário para boa parte do mundo hoje, no Brasil ele merece destaque. De acordo com estudo divulgado pela GSMA, a associação global do ecossistema móvel, de todos os países da América Latina, o Brasil é o que concentra o maior número de dispositivos móveis conectados à internet: 234 milhões. E isso só até o fim de 2017. 

Ninguém tem dúvidas, portanto, de que o uso de celulares para acesso à internet é gigantesco e tende a aumentar cada vez mais. Por isso, as empresas que desejam atingir agora o maior número possível de pessoas através das ferramentas digitais precisa utilizar um novo método de desenvolvimento web. Estamos falando do Mobile First. 

Metodologia

Mobile First é um método que tem por objetivo desenvolver um site pensando primeiramente em dispositivos móveis. Isso significa que os objetos que compõem a página, as cores, os botões, os menus são todos desenvolvidos para as telas dos celulares. Somente após a perfeita otimização para dispositivos móveis é que eles são adaptados a outras telas, como a dos desktops.

Além de uma metodologia de desenvolvimento, o Mobile First é um conceito que foi inicialmente apresentado por Luke Wroblewski, em 2009. Ele também é o autor do livro Mobile First, lançado em 2011.

É uma forma de desenvolvimento que nos dias atuais tem bastante relevância, afinal, desde 2014 o número de acessos à internet por dispositivos móveis superou o de acessos pelo PC. Uma análise feita pelo IBGE mostrou que 80,4% dos domicílios com acesso à internet usam o celular para navegar. Assim, faz sentido que os desenvolvedores web pensem primeiro em como suas páginas serão visualizadas em smartphones.

O Mobile First é um método que, no Brasil, ainda precisa ser mais explorado porque, afinal, a maior parte dos desenvolvedores ainda pensa em criar sites para computadores e só depois adaptá-los para celulares e tablets. O Mobile First faz o contrário e isso é positivo para as empresas, porque as informações que atraem clientes ficam disponíveis primeiro para os aparelhos que mais acessam a internet.

Características

O desenvolvimento Mobile First tem por característica principal a simplificação ao exibir as informações. Na maioria das vezes os usuários que estão acessando a internet em seus smartphones estão utilizando planos de dados fornecidos pelas operadoras. Então, é melhor que as páginas não possuam muitos elementos gráficos pesados, de lento carregamento.

No Mobile First, usa-se o método de carregamento progressivo, em que blocos essenciais de conteúdo são carregados primeiro. Assim, as informações secundárias só serão carregadas quando e se necessário, por solicitação do usuário. O importante é que tudo seja reduzido e facilitado. As cores, os objetos e os menus são todos remodelados para uma perfeita visualização na tela dos smartphones e tablets.

Vantagens

Os desenvolvedores, ao usar o Mobile First, vão garantir às empresas que os contratam diversas vantagens. Uma delas é o ranqueamento no Google. A gigante das buscas anunciou em março de 2018 que os padrões de indexação começariam a priorizar os sites com o conceito de Mobile First. Isso foi necessário devido ao aumento e a superação em número dos acessos via dispositivos móveis. Dessa forma, os sites que são desenvolvidos com o uso desse novo método garantem melhores posições nas pesquisas feitas com o motor de busca do Google.

A experiência do usuário tende a ficar melhor. Como não há tempo nem espaço para muitas informações irrelevantes, somente as mais importantes é que serão exibidas. E, como ninguém gosta de perder tempo, a navegação no site ficará mais agradável e sucinta. O design das páginas também ficará mais enxuto e limpo.

Como os sites em Mobile First são estudados e desenhados para proporcionar uma melhor experiência para o usuário, a consequência é que novos clientes serão atraídos pela usabilidade do seu site. Precisamos lembrar que há consumidores, em especial os mais jovens, que nunca usam um desktop para navegar na internet e não pretendem abandonar os telefones celulares.

E essa tendência só vai aumentar. Então, a recomendação para as empresas é que, sempre que houver uma reformulação no site, considerem o uso do Mobile First. Outro ponto importante, ainda pensando no usuário ou no seu cliente, é que ele enxergará a sua marca com mais credibilidade e sua empresa transmitirá um maior profissionalismo.

Porque usar Mobile First

Se o seu objetivo é dar à sua empresa mais visibilidade no mercado, oferecer mais confiança e atingir um número maior de pessoas que vão recomendar a sua marca a outras, então você precisa apostar no desenvolvimento Mobile First. Não se esqueça de que, adotando este método de criação do site, seus clientes poderão acessar sua página sem dificuldades de onde quer que estejam e a qualquer tempo, com alta qualidade.

Há casos, no entanto, em que a melhor saída para que você atinja seus objetivos é o uso do Responsive Design. Os sites responsivos são aqueles que são desenvolvidos inicialmente para computadores, mas tem a capacidade de se adaptar ao uso em qualquer tela. Se um usuário estiver acessando um site responsivo pelo seu smartphone, o que ele verá é uma versão web adaptada para telefones móveis.

Isto é diferente dos sites Mobile First, que são modelados especialmente para mobiles e depois são adaptados para PC. O Mobile First faz o caminho inverso do design responsivo. E como é um método novo de desenvolvimento, trará recursos mais atuais para seu site.

Nunca é demais frisar: desenvolva o seu site com qualidade.  Use o Mobile First por meio de uma empresa que conta com técnicas e conhecimento em novos métodos de desenvolvimento. Dessa maneira, você conseguirá cumprir seu objetivo de atrair mais público e seu investimento valerá a pena! 
 
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