Uma agência digital é vital para o seu negócio

Uma agência digital é vital para o seu negócio

Para seguir o crescimento tecnológico que o mercado exige, a cultura da empresa precisa se transformar. Essa mudança é fruto da transformação digital, que já deixou de ser tendência: agora é um fato.
 
Mas as organizações, especialmente as que nasceram quando não se falava tanto em tecnologia, muitas vezes não são capazes de se reinventar por conta própria. Nesses casos, o processo é mais eficiente quando uma agência digital é contratada.
 
Em termos mais simples, a transformação digital significa otimizar a aplicação das ferramentas tecnológicas disponíveis para dar uma melhor colocação a uma organização. Para isso, promove-se uma nova maneira de pensar.
 
Elas ajudam os profissionais que lidam com tecnologia e marketing a acompanhar as variações do mercado, proporcionando uma transição suave, com o mínimo de entraves possíveis. Veja neste artigo qual o papel das agências digitais e porque é importante o suporte delas para a transformação do seu negócio.


Entenda o que são as agências digitais
Agências digitais são empresas que ajudam outras no desenvolvimento tecnológico e na introdução de uma nova cultura, fazendo com que elas ajam diferente na hora de executar os processos. As agências digitais se encarregam da implantação de sistemas de gestão, sites, trabalhos de e-mail marketing, aprimoramento da relação com os clientes, dentre outras ações.
 
Não se trata só de criar perfis em redes sociais para a empresa cliente. A agência digital cria e executa ações estratégicas, como uma definição apurada do público-alvo, criação de conteúdo relevante, uso do marketing de atração e aplicação do SEO para trazer visibilidade.
 
O objetivo é conquistar novos territórios, novos clientes e mostrar a eles que a empresa mudou para melhor e agora oferece serviços com mais qualidade.
 
As agências digitais também darão suporte às ações que foram instauradas, aplicando novas estratégias ou reformulando as que já estão em vigor, por meio de análises e medições.
 
Elas atuam de diversas maneiras, todas voltadas para o mundo digital. Vamos falar agora sobre algumas das áreas em que ela está presente:

Publicidade
A prestação de serviços de comunicação on-line é o ponto principal. Isso envolve aspectos como os que seguem:

  •  elaboração de anúncios específicos sobre os produtos;
  • oferecer à empresa cliente um atendimento e um suporte voltado às melhorias na comunicação, incluindo para o público interno;
  • executar pesquisas sobre a empresa cliente para estudar suas ações e soluções apresentadas ao consumidor, bem como suas reações a elas;
  • determinar o veículo de mídia e o tempo que será usado para divulgar os produtos;
  • receber e aproveitar o feedback do público. 
O planejamento para lidar com as demandas da empresa é diferenciado para cada tipo de cliente, com soluções personalizadas. Por isso, o estudo técnico dos serviços oferecidos é uma ação importante realizada pela agência digital.
 
A parceria com uma agência digital é uma escolha que se revela vantajosa a longo prazo, porque as campanhas desenvolvidas por ela aumentam os lucros.
 
Elas também precisam ser especialistas na área de marketing, publicidade e propaganda, com uma equipe altamente treinada para desenvolver projetos eficientes. Os profissionais já devem saber como funciona o nicho de mercado com o qual estão lidando.

Administração
As inovações que a agência implanta precisam de acompanhamento constante. São e-commerces, blogs, perfis, aplicativos e outros recursos. Assim, elas precisam de um controle eficiente. A gestão passa então a utilizar ferramentas de gestão apropriadas, como o Analytics.
 
A função da agência digital não é só criar anúncios nas redes sociais. Ela existe para criar e gerenciar campanhas de mídia paga. Isso exige uma estratégia que englobe e-mail marketing, SEO, inbound marketing, dentre outros componentes.
 
As agências também colhem informações sobre o mercado de atuação da empresa cliente, como concorrentes. A partir delas, traçam um planejamento de acordo com as necessidades observadas e os resultados desejados, considerando orçamento, cronogramas e medições.

Conteúdo
O conteúdo é fundamental. Ele precisa ser relevante para o público-alvo e destacar as características do produto de forma positiva e clara. É aí que entra a agência digital, que incluirá essa questão ao planejamento estratégico.
 
Isso é tão importante que é uma das diversas normas que o Google usa para posicionar o site nos resultados de busca: há mais de 200 normas para definir quais páginas estarão no topo, a relevância do conteúdo é uma das principais.
 
Ao utilizar uma ferramenta de pesquisa como o Google, se o seu site possuir um blog com diversas palavras-chave bem selecionadas, a chance do visitante clicar no seu link e conhecer sua página é grande.
 
Esse é um dos pontos que a agência digital trabalha. A otimização para os motores de busca torna mais fácil entregar ao público o que ele quer.

Ferramentas de medição
O acompanhamento que as agências proporcionarão tem uma importância fundamental. A ideia é sempre utilizá-las a favor do cliente e da empresa, ela é que vai decidir quais são as melhores para cada caso. Elas ajudam as empresas a ganhar eficiência e agilidade nos processos de trabalho, eliminando o que impede a produtividade.
 
As agências digitais acompanham a evolução tecnológica e o impacto dela na empresa que a contrata por meio de aplicativos como o Google Analytics, o qual retorna informações úteis para a gestão, como vendas e visibilidade na internet, ajudando a tomar decisões mais acertadas.

Por que contratar uma agência digital?
Quando uma agência está envolvida, a empresa que contrata pode dedicar tempo ao negócio principal, o core business, sem precisar se preocupar com estratégias de marketing digital, o que consumiria tempo e esforço..
 
Outra vantagem proporcionada pelas agências digitais é o cultivo de um relacionamento positivo com o cliente e com os prospectivos clientes, já que elas estabelecem diversos canais de comunicação com o público.
 
Uma das atividades mais importantes que as agências digitais desenvolvem é o monitoramento das ações da concorrência, o que facilita o aprimoramento e evita que a organização fique com o produto defasado.
 
A agência vai perseguir o aumento da carteira de clientes, elevando o nome dela no mundo digital. Isso significa a criação de uma boa reputação e credibilidade, transmitindo profissionalismo e confiança ao público, o que vai motivá-lo a comprar de você.
 
Mais um benefício: a identificação do público mais frequente, o que possibilita segmentar e criar campanhas mais específicas, para chamar a atenção dele.
 
Você se lembra, no começo deste artigo, que mencionamos brevemente a transformação digital pelo qual as empresas devem passar? É papel das agências digitais introduzir a nova cultura nas organizações. Saiba um pouco mais sobre ela a partir de agora.

Conceito de transformação digital
Esse termo é usado para se referir às mudanças que a tecnologia está trazendo, tanto nos métodos de trabalho quanto no comportamento dos gestores e colaboradores. Ou seja, podemos afirmar que a transformação digital carrega dois sentidos: o do uso de ferramentas tecnológicas na administração e o da implantação de uma nova forma de pensar e realizar processos.
 
Uma utilização massiva de elementos tecnológicos sem uma mudança de cultura não representa uma transformação completa. Para que ela exista, é preciso um planejamento estratégico, o qual envolve desde o atendimento até o pós-venda, por toda a jornada do cliente.
 
Todos os setores da organização passam pela transformação digital. É uma realidade que invade cada espaço dela. E isso não precisa se restringir apenas a grandes empresas. Não existe um tamanho mínimo para que a transformação digital atue.
 
Ela vai além do emprego de aplicativos móveis, softwares e máquinas. Quando se fala em mudança de pensamento, ou cultural, significa que a velocidade de adaptação, assim como ocorre com a tecnologia, passa a fazer parte do padrão de negócios. É fazer com que os colaboradores e gestores pensem de forma rápida e eficiente, no “espírito” da tecnologia.
 
A influência nos negócios
O objetivo da transformação digital é aprimorar cada vez mais os negócios, posicionando-os à frente da concorrência. A ideia é melhorar a performance do negócios, bem como seus ganhos. É uma maneira moderna de resolver problemas antigos do cotidiano, por meio de ferramentas tecnológicas.
 
A transformação percorre todos os setores, provocando uma “virada de chave”. Isso serve para incluir pessoas, com foco na satisfação do cliente. E é preciso esforço, já que ele está sempre mudando suas preferências e suas necessidades.
 
Enquanto para as empresas que não nasceram nesta era da informação é um desafio e tanto, para as que surgiram recentemente nem se trata tanto de uma transformação, já que chegaram no tempo em que a tecnologia domina o mercado. Então, por que é importante que tanto empresas experientes quanto jovens se rendam à transformação digital?

Razões para implementar
Tornar a organização mais produtiva, com um fluxo de trabalho mais eficiente e com um produto competitivo. Essas são as razões principais para que a digitalização entre em cena. Como parte da modernização, ela produz e gerencia dados que permitem tomadas de decisão acertadas. Relembre as razões pelas quais é primordial inovar com a transformação digital.
 
Centralização do cliente
Todo o esforço em prol da modernização tem um objetivo primário: captar clientes e fidelizá-los usando as ferramentas tecnológicas. Faz todo sentido que o cliente seja colocado como o personagem mais importante. A digitalização deve trazer soluções ágeis para construir uma boa relação com o cliente.
 
Aumento da visibilidade

Essa é outra vantagem da implementação do digital. Assim que a marca vai se tornando conhecida na internet, passa a ser mais visível, o que ajuda a fazer frente à concorrência. Por falar em concorrência, se sua marca está mais visível, você ganha mais concorrentes, provavelmente de outros locais que, se não fosse pela transformação digital, sua empresa não encontraria. Em contrapartida, você tem a chance de montar uma carteira de clientes maior.
 
Tratamento de dados
Fica mais fácil saber se o seu negócio está indo bem por meio de números: quantos produtos foram vendidos, quais deles, qual o perfil de consumidor que o comprou, quanto tempo ele passou no seu e-commerce e assim por diante.
 
Analisar essas informações ajuda a criar melhores estratégias ou corrigir o que não está certo. Essa é uma importante atividade das agências digitais: o uso de ferramentas de medição para orientar o seu negócio.
 
Inovação e atualização
As agências, ao aplicar a transformação digital, reveem os valores organizacionais e implantam os mais atuais. Uma das atividades dela consiste em fazer um escaneamento para entender o que funciona e o que não.
 
Outra maneira de fazer isso é acompanhando os hábitos de consumo do cliente moderno. Os comportamentos de compra estão sempre mudando. Assim, é importante que empresa e consumidor falem a mesma língua. Então, inovar e atualizar é sempre o mais indicado.

A agência digital ajuda a vender mais 
São várias as maneiras em que elas podem dar um impulso para a sua marca, mas podemos falar brevemente das principais:
 
Maior alcance do sitePara dar autoridade e reputação na internet, é importante dar atenção ao alcance da página. Então, o foco deve ser a criação de conteúdos originais em um blog informativo, investindo nas boas práticas de SEO.
 
Talvez você não reúna conhecimentos para tratar dessa questão do site, principalmente se o seu nicho não tem a ver com tecnologia da informação. Por isso, apostar na terceirização é uma boa solução para ter um site rico em conteúdo e tecnicamente viável.
 
Mais presença nas redes sociais
A grande maioria das empresas tem um perfil nas redes sociais. No entanto, elas geralmente são construídas sem uma estratégia comercial adequada, mais ou menos como se fosse uma página pessoal, o que pode levar ao uso de linguagem inadequada para o público, publicações incoerentes e intervalos irregulares para postagens.
 
Esses são erros que não melhoram a imagem da empresa. Pelo contrário, podem prejudicar a imagem dela. A agência digital, por outro lado, possui experiência e sabe quais práticas devem ser evitadas e que erros podem trazer prejuízos à imagem da marca. O profissional da agência sabe quais ferramentas devem ser empregadas para uma presença mais forte nas mídias sociais.
 
O que você viu neste artigo foi a importância do acompanhamento de uma agência digital. Como você pode notar, é um investimento em qualidade e que garante bons resultados. A Saiteria tem toda a experiência para conduzir o seu negócio aos melhores resultados. Acesse nosso site e entenda como.

 
Busca
Últimos Posts
Siga Nossas Redes