18 tendências de marketing digital para 2023

18 tendências de marketing digital para 2023

O marketing digital não é estático. Ele é dinâmico, é vivo, sempre varia de acordo com uma infinidade de fatores. Entre eles estão os novos formatos de conteúdo que sempre surgem em função das inovações nas redes sociais e em outras ferramentas que são criadas.

Outro ponto importante que influencia as táticas do marketing digital é o comportamento das pessoas em relação a compra. Elas mudam, assim como seus desejos e necessidades.

Então, a gestão das empresas enfrenta um desafio: acompanhar as inclinações do marketing, que a cada ano mudam. Não é uma tarefa fácil, mas para ajudar, esse artigo vai mostrar quais são as principais tendências para o marketing digital em 2023.

As tendências do marketing digital para 2023
Além da tecnologia, a humanização também está provocando mudanças nas relações entre cliente e consumidor. Elas têm contribuído para o surgimento de novas alternativas para o marketing digital. Confira:

Inteligência artificial (IA) e aprendizagem de máquina (ML)
IA e ML  são siglas que se referem à capacidade que as máquinas recebem de “pensar” como seres humanos, reconhecendo padrões, colhendo informações e usando-as para tomar decisões.

São tecnologias que não são exatamente novas, mas estão sendo cada vez mais aprimoradas. Hoje, já é possível personalizar o envio do e-mail marketing com base nas características e comportamentos de cada usuário.

O cliente poderá receber a mensagem no horário em que ele tem maior chance de ver e abrir. A quantidade de e-mails abertos e a taxa de cliques também são monitoradas pela IA, e esses dados vão alimentar novamente os sistemas, gerando mais uma gama de informações.

Interface de voz do usuário (VUI)
 Essa também é outra tendência que vem crescendo bastante nos últimos anos, e em 2023 não vai ser diferente. Essa tecnologia vem de uma combinação de software e inteligência artificial que interage com o usuário e é largamente aplicada a campanhas de marketing.

A interface de voz, na verdade, já supera alguns tipos de interface digital quando se trata de engajamento. A ideia por trás do VUI é causar no usuário a impressão de estar dialogando com um ser humano, de forma a tornar a experiência mais humanizada e natural.

Realidade virtual (VR) e aumentada (AR)
O marketing para realidade virtual é diferente do feito para a realidade aumentada, já que se tratam de tecnologias diferentes, embora muitos pensem que são a mesma coisa. De toda forma, são tendências que vão crescer muito daqui para a frente.

Realidade aumentada acrescenta informações novas ao mundo real, visualmente. Um exemplo são os filtros que encontramos nos stories do Instagram. Podem ser imagens, gráficos, textos e personagens).

Outro exemplo são os QR Codes encontrados em locais turísticos, em que o visitante escaneia a imagem e tem acesso a mais diversas informações sobre aquele ponto ou sobre uma obra ou monumento.

Diferente da realidade aumentada, a realidade virtual substitui o que vemos por um conteúdo totalmente virtual, criado com técnicas computacionais. Esta tecnologia permite uma imersão completa em um ambiente digital, que podem ser jogos e cenários diversos.

A experiência de VR é feita com o uso de um óculos especial, ou um capacete de imersão, para que o usuário se sinta dentro de uma nova realidade. O Metaverso, que ainda vai crescer bastante, faz uso dessa tecnologia. E o marketing digital já está se preparando para ela.

Marketing responsivo
É um conceito do marketing digital que envolve o uso de elementos do design responsivo no desenvolvimento de conteúdo nas redes sociais, anúncios digitais, e-commerce e sites, empregando a tecnologia responsiva, que garante que todos os objetos, links e outros elementos estejam sempre visíveis e com fácil navegação.

Para conseguir aplicar o marketing responsivo com precisão, é preciso trabalhar com um site de qualidade. Ele é um diferencial em qualquer campanha, especialmente se contar com técnicas de SEO e estiver armazenado em um servidor de alto padrão.

Isso faz com que ele seja encontrado facilmente pelo Google e é visto por mais pessoas, o que é muito melhor do que um site feito e hospedado em plataformas gratuitas, que não tem um bom desempenho nas pesquisas. 

Meios de pagamento digitais
Outra tendência muito em alta é a automatização. Ela está presente de várias maneiras, em especial nos meios de pagamento. Para exemplificar, o WhatsApp permite agora pagamentos dentro da própria plataforma, o que vai impactar nos pagamentos de compras feitas pela web.

Os aplicativos de pagamento também já são responsáveis por um bom número de transações. Dois exemplos são o MercadoPago e o PicPay, este último com mais de 70 milhões de usuários. 

O pagamento via PIX é o que mais faz sucesso hoje, porque facilita o processo por meio de um QR Code ou chave. Assim, aceitar todos esses tipos de pagamento, além dos tradicionais, também é uma excelente estratégia.

Data marketing
Em vez de criar ações de marketing “no escuro” ou “para ver no que dá”, hoje os estrategistas preferem basear tudo em dados. E eles vêm de ferramentas de análise, que facilitam a tomada de decisão, guiando as campanhas de marketing com mais precisão.

Um levantamento feito pela Salesforce apontou que 78% dos profissionais do marketing que participaram afirmaram que promovem o engajamento do cliente com base nas informações que eles colhem e 83% acreditam que os recursos digitais já são responsáveis pela capacidade de atender o consumidor.

Portanto, para 2023, a coleta de dados continuará crescendo, graças a ferramentas como o Google Analytics, que monitora uma infinidade de fatores para orientar as ações de marketing.

Diversidade
Como hoje a ênfase em diversidade é grande, é uma forte tendência quando se trata de marketing. Criar campanhas que mostram apoio às diferentes etnias, origens, gêneros, orientações sexuais, entre outras características, faz com que as pessoas sintam que podem se sentir próximas à empresa e adquirir produtos relacionados.

Acessibilidade
A inclusão de pessoas com perda auditiva e visual também é considerada nas estratégias de marketing digital. Uma maneira é legendar os vídeos da marca, garantindo que a mensagem chegue às pessoas com necessidades especiais. O uso de linguagem de sinais também traz a mesma contribuição.

Responsabilidade ambiental
É o posicionamento sobre as causas relacionadas ao meio ambiente. É importante mostrar que a empresa está engajada na prática da sustentabilidade que vai além do básico, como a reciclagem. Envolve adaptar todos os processos da empresa. O público deve saber que a empresa toma essas atitudes e isso é positivo para o marketing, que transmite essa imagem da consciência para os consumidores, que vão se sentir atraídos à empresa.

Experiências híbridas
O omnichannel já superou a fase de tendência em muitas empresas, mas ainda é em outras. Ele mistura a experiência de compra no mundo real e no virtual. Isso significa que o cliente não deve sentir a diferença entre o on-line e o off-line nos processos de compra.

Um estudo conduzido pelo Google mostra que entre dezembro de 2020 e janeiro de 2021, 44% das empresas nacionais participantes afirmaram que já adotaram esse modelo híbrido, que é visto com confiança e entusiasmo por, em média, 49% dos profissionais.

Outra pesquisa, dessa vez da Deloitte, apontou que 75% dos executivos globais pretendem investir na experiência híbrida nos próximos anos. Ou seja, ela é uma tendência de marketing para 2023. As empresas devem adaptar a infraestrutura para “estar na mesma página”.

Marketing de influência
Uma personalidade representando uma marca, como um “garoto-propaganda” já existe a muito tempo e é eficaz. Mas a forma como isso é feito está mudando, principalmente devido ao impulso da internet. Como se tornam muito conhecidos por meio de plataformas como o YouTube, os influenciadores digitais assumem um papel muito importante para o marketing digital.

Agora existem muitos influenciadores. Quem fecha parcerias para divulgação da marca precisa selecionar com cuidado as personalidades, porque elas precisam fazer sentido para o seu negócio e ter uma boa reputação na rede, afinal, sua marca vai estar associada a ela. 

Vídeos e lives publicitárias
Esse formato de marketing digital tem ganhado muita força com plataformas como o TikTok, o YouTube e o Instagram. As estratégias envolvendo vídeos variam de acordo com elas. O YouTube permite e até privilegia conteúdos mais longos e detalhados, o TikTok e o Instagram estabelecem um formato diferente, de vídeos curtos. Cabe a você,então, avaliar o que faz mais sentido para o seu negócio.

As lives são um novo método de divulgar produtos e estimular vendas. Parecidas com os antigos programas de venda na televisão, eram produzidos dentro das lojas e com vendedores habilidosos.

Hoje, o papel dos vendedores é assumido pelos influenciadores digitais. As lives de divulgação muitas vezes contam com artistas fazendo suas performances e muitas referências ao produto e à marca. O aumento desse tipo de marketing digital é uma tendência crescente.

Profissionais de marketing digital cada vez mais preparados
Do mesmo jeito que as técnicas de marketing digital avançam, os profissionais que lidam com ela precisam estar sempre atualizados com as tendências. É essencial que conheça todas as novidades, seja ativo nas redes sociais e tenha capacidade de planejamento a curto e médio prazo.

O colaborador deve ser criativo, organizado, habilitado para produzir conteúdo relevante, saiba analisar dados e basear suas decisões neles. Enfim, ele precisa ser completo para oferecer resultados completos.

Gamificação
Gamificar é levar a dinâmica interativa dos jogos para o marketing. A ideia é manter os clientes fiéis por meio de uma experiência divertida na qual eles se envolvem e passam a ter um bom relacionamento com a marca. Marcas famosas como McDonald 's, Starbucks e Under Armour já investiram nesse tipo de marketing com bons resultados.

CEOs populares
A imagem de um executivo próximo do público e acessível pode aumentar ainda mais em 2023. Os exemplos ficam por conta de Jeff Bezos, Elon Musk, Bill Gates e Steve Jobs. As empresas de médio porte já estão entendendo que o líder máximo da empresa é um dos melhores garotos-propaganda para a marca.

Segundo um relatório da Sprout Social, 70% dos consumidores se sentem mais à vontade e conectados a uma marca quando o CEO tem presença ativa nas redes sociais.

Conteúdo criado pelo usuário
As opiniões de outros usuários faz bastante diferença na decisão de comprar ou não certo produto. Assim, conteúdo que o próprio usuário cria, como fotos e vídeos postados nas redes sociais tornam as pessoas mais propensas a confiar em certa marca. 

O raciocínio para o consumidor é: se “fulano” (alguém próximo) está fazendo propaganda da marca, então o produto deve ser bom”. E isso faz sentido, porque uma pesquisa aponta que os consumidores tendem a confiar 2,4 vezes mais em um conteúdo gerado pelos outros consumidores do que em um feito pela empresa.

TikTok For Business
Já dissemos que as redes sociais têm um papel importante para o marketing digital. Mas para tornar isso mais evidente, temos o exemplo do TikTok, plataforma de vídeos curtos, que também engloba anúncios pagos.

Trata-se do TikTok For Business, que aproveita as características dos vídeos para o marketing. A plataforma tem um grande poder de influência na decisão de compra dos clientes. É uma ótima ideia uma marca estar presente no TikTok, com conteúdos naturais ou anúncios patrocinados.

O comportamento do consumidor sempre muda à medida que os anos avançam. Ele é imprevisível. Talvez o que funcionou muito bem 2 anos atrás já não mostre mais o mesmo resultado. Assim, é fundamental estar a par do que há de novo.

Podcasts
É uma tendência que não é surpresa. Os podcasts estão, assim como as lives, em uma crescente e é um conteúdo cada vez mais consumido. Então está aí outra oportunidade para o marketing digital explorar.

Abordamos muitas tendências nesse artigo, mas pode ter certeza que ainda há várias outras, por exemplo a Internet das Coisas, aprofundamento de técnicas de SEO, uso de plataformas de mensagens em tempo real, com o objetivo de coletar dados.

Um esforço que o marketing digital precisa fazer é personalizar e humanizar o atendimento, como já mencionamos. Colher ideias, aprofundar e aprimorar o relacionamento com eles alavanca os resultados das vendas. Um bom marketing digital é o que vai fazer o engajamento aumentar e criar uma experiência de qualidade.
 

Busca
Últimos Posts
Siga Nossas Redes