Muito além do site: conheça técnicas e ferramentas para ter um site bem ranqueado

Muito além do site: conheça técnicas e ferramentas para ter um site bem ranqueado

Ter um site bem ranqueado no principal buscador é um desafio para todos e sempre queremos alcançar essa meta. Porém, ao contar com algumas técnicas e ferramentas úteis, isso é possível. 
Por exemplo, para ranquear uma página, o robô do Google leva em consideração vários fatores, como: 

  • Conteúdos relevantes;
  • Site responsivo;
  • Página otimizada para diferentes tipos de dispositivo;
Entre outras coisas que fazem com que o Google seja essa plataforma de muita credibilidade hoje em dia. É por isso que é um chamariz de várias pessoas e empresas ao redor do mundo. 

Portanto, preparamos este artigo para te explicar mais sobre algumas técnicas e ferramentas para pensar muito além do site. Boa leitura! 

Ter um site bem elaborado interfere diretamente na experiência do usuário e na sua credibilidade
Hoje em dia, na era digital em que vivemos, não basta ter um site, é preciso ter um portal completo com domínio, área para o blog, seção para contatos e inscrições e muito mais. 
Tudo deve ser pensado para que o usuário passe a maior parte do tempo na sua página. 

Em outras palavras, ter um layout simples, bem elaborado, que carregue a identidade visual da marca, uma página rápida e responsiva, links quebrados, ou seja, que não levam a lugar nenhum, isso tudo pode afetar a experiência do usuário. 

Isso interfere diretamente na credibilidade do seu site e, por consequência, na sua empresa. Portanto, é preciso avaliar alguns quesitos importantes antes de subir um site e querer que ele apareça nas primeiras posições do Google. 

Abaixo, falaremos sobre ferramentas e itens essenciais para ter um site bem colocado no Google. Confira! 

Por que ter um site otimizado? 
Ter um site otimizado vai muito além de pensar no ranqueamento no Google, afinal, de que adianta o primeiro lugar no buscador se a página não é limpa o suficiente ou não corresponde às necessidades do usuário? 

Portanto, avaliar tecnicamente a página da sua empresa na web fará com que você perca ou ganhe clientes. Em outras palavras, ter um site otimizado é essencial para ganhar dinheiro. 

Utilizar as técnicas que falaremos aqui será determinante para você deixar a concorrência para trás no meio digital. 

Tome o seguinte exemplo: você e seu concorrente tem um conteúdo bom sobre exercícios físicos para fazer em casa. Ambos os conteúdos são ricos, abrangentes e relevantes. 

Então, o que o Google faz? Para determinar qual página estará na frente do ranking, o buscador avalia as métricas do Web Core Vitals. 

É por isso que o seu site precisa das melhores práticas de SEO e nós da Saiteria podemos te ajudar. 

Web Core Vitals: otimização em primeiro lugar
O Google implementou um conceito chamado de Web Vitals. Trata-se de um conjunto de métricas que visam avaliar o quão boa é a sua página na internet. 

Ou seja, são práticas e métricas que auxiliam no ranqueamento de um site. O Google é uma plataforma que está sempre em evolução. Isso quer dizer que essas métricas sempre são atualizadas. 

Tanto para melhorar a experiência do usuário buscando uma informação, quanto para o próprio ranqueamento. 

Essa concorrência mundial faz com que detalhes sutis sejam levados em consideração pelo algoritmo do buscador. Assim sendo, iremos falar um pouco sobre a Web Core Vitals. 

As características dos Web Core Vitals 
As Web Core Vitals possuem três características principais. São elas: 

    1. Largest Contentful Paint (LCP).
Traduzindo de forma livre, o termo quer dizer o maior elemento da página. Mais especificamente o tempo que este elemento leva para ser carregado. 

Afinal, são os maiores elementos que transmitem a mensagem ao usuário. Assim, o que importa para o Google é o impacto que essa imagem transmite ao internauta, por isso ela é tão importante.

Ter isso em mente ajudará nas páginas mais responsivas em que o usuário fique por bastante tempo.

    2. First Input Delay (FID).
O first input delay, mede o tempo de resposta a uma ação tomada pelo usuário. Ou seja, quanto maior a velocidade de resposta, maior é o FID. 

A ideia por trás do FID é simples, se o carregamento do conteúdo é importante, a interatividade com ele também o é. 

Assim sendo, o internauta ficará mais tempo no seu site, pois as páginas carregam rapidamente e respondem bem aos comandos dele. Assim o seu portal se torna funcional. 

    3.​Cumulative Layout Shift (CLS)
Em resumo, o cumulative Layout Shift mede a estabilidade dos elementos em uma página. Assim sendo, ele leva em consideração diversas métricas, todas elas relacionadas ao movimento dos elementos do site. 

Isto é, não seria surpresa dizer que os principais vilões do CLS são os anúncios veiculados. Mesmo sendo uma fonte de renda para o seu site, eles podem desconfigurar os elementos da página. 

Muitos elementos podem causar problemas e desconforto na hora da navegação, apesar de elegantes. 

Agora você já conhece um pouco sobre o conceito de Web Core Vitals e sua importância para uma boa otimização do site. 

Agora abordaremos um pouco mais sobre alguns elementos que trabalhamos para um bom ranqueamento que vão muito além do site

Outros elementos de otimização de sites
Até aqui falamos um pouco sobre os Web Core Vitals e como ele é importante para o seu site. Também falamos sobre ter um site otimizado que interfere diretamente na experiência do usuário. 

Se chegou até aqui, você entende que esse é um assunto vital para a sua empresa. Além disso, este conteúdo está fazendo sentido para você. 

Sendo assim, continue a leitura para saber mais um pouco sobre os elementos que deixam um site otimizado. 

1. Carregamento rápido 
O excesso de códigos deixa a página mais lenta e tira a paciência dos internautas mais apressados. 

Para se ter uma ideia, um estudo feito em 2011 pela BMC Software, quando ainda era Compuware, revelou que sete em cada dez usuários de celulares no mundo aguardam no máximo cinco segundos para que um site abra. 

Além disso, esses consumidores também esperam o mesmo desempenho se acessar o mesmo site por diferentes dispositivos. 

Importante destacar que o estudo foi feito há mais de dez anos atrás. Ou seja, hoje em dia, o mundo está ainda mais rápido e as pessoas têm menos tempo para perder. 

Daí é possível tirar a conclusão da importância de ter uma página bem otimizada para ter um carregamento rápido em diferentes dispositivos. 

2. Arquitetura da informação
A arquitetura da informação abrange a técnica de distribuir corretamente todo o conteúdo na página, de forma a não deixá-la de difícil navegação. Assim, as chances do usuário ficar mais tempo na sua página ao invés de voltar para o Google e clicar em outra são maiores. 

Ou seja, a página deve ser intuitiva para quem vem de fora, e deve ser pensada para aquela pessoa que está visitando o site pela primeira vez. 

Se as informações estão claras o suficiente, as imagens e links espalhados, tudo isso conta para navegação. 

3. Trabalhe o SEO(Search Engine Optimization)
A tradução deste termo significa otimização para motores de busca. Como o nome diz, é quando o site segue as diretrizes do Google para que ele fique bem ranqueado nas suas buscas. 

O buscador definiu mais de 200 critérios para verificar se um site é otimizado ou não. Contudo, abaixo listamos alguns dos mais conhecidos: 
  • Velocidade;
  • Plataforma usada;
  • Relevância;
  • Conteúdo rico;
  • Palavras-chave.
Entre outros aspectos, mas como falamos, são muitos e renderia outro artigo como este. Mas, em resumo, são critérios que contribuem para que o usuário tenha a melhor experiência possível na hora de navegar. 

4.Ter conteúdo relevante é primordial
Uma das grandes apostas para os sites serem bem ranqueados é a de ter um blog com conteúdos relevantes. A fim de estabelecer uma conexão com os clientes e também de gerar autoridade no assunto. 

Ter um conteúdo relevante para o seu público e original é difícil. Ainda mais se houver muita concorrência no seu meio. É muito difícil não cair na tentação de escrever o mesmo conteúdo, por exemplo. 

É claro que utilizar outros textos como inspiração é plausível, mas o ideal é observar o que pode estar faltando no conteúdo concorrente para fazer melhor. 

Isto é, adicione pesquisas e fontes primárias para dar mais credibilidade aos textos. Uma dica legal também é citar autores de livros, meio um pouco esquecido hoje em dia. 

5. Tenha um blog
Como dissemos no item anterior, ter um blog em seu site é primordial na hora de trabalhar o SEO e a relevância da sua página. 

Através disso, o seu site pode adquirir duas coisas de que os buscadores adoram: 
  • Credibilidade;
  • Autoridade no assunto.
Postando conteúdo rico e relevante de maneira frequente, você atrai cliques para a página. A partir daí, com cada vez mais pessoas acessando o seu blog, o Google entende que o seu site é uma autoridade no assunto em questão. 

E isso é um dos fatores que levam a subir no ranking. Uma dica legal, é a de utilizar vídeos e infográficos também. 

Afinal, o que importa é o conteúdo ser relevante. Mas sempre combinando o texto com a outra mídia escolhida. 

Por exemplo, por mais que você use um infográfico para que o usuário entenda melhor, você pode ainda transcrever todo o conteúdo da imagem. Assim, fica mais fácil para o algoritmo do buscador avaliar o conteúdo da sua página. 

Então considere a ideia de ter um blog em seu site, pois, além dele ser muito importante para criar essa relação com o cliente, ele ajuda a vender produtos e serviços de maneira orgânica.

6. Layout atualizado
Os conceitos de design vão mudando conforme o tempo passa e isso é normal. Afinal, as tendências mudam em todas as áreas. 

No design gráfico não é diferente. Ou seja, o seu site não precisa de uma aparência de uma página do começo dos anos 2000. 

E de novo, não há problema nenhum em buscar inspiração no site concorrente. Você pode se modernizar e acompanhar as tendências ou ser original se inspirando apenas na moda, enfim. 

7. Esteja sempre atualizando o site
É importante sempre revisitar o site e principalmente os conteúdos escritos. O seu blog é um mecanismo vivo, é preciso estar sempre de olho em informações desatualizadas, por exemplo. 

Às vezes, um estudo novo que foi publicado pode enriquecer mais ainda o seu conteúdo. Ou um vídeo sobre o assunto que ninguém tinha feito ainda, entre outras coisas. 

Sem falar em um produto novo que chega e o e-commerce precisa desta atualização. Sendo assim, essa é uma tarefa que precisa ser rápida e fácil de ser feita. 

Para isso, utilize plataformas que auxiliam nisso e que uma pessoa sem muito conhecimento técnico possa fazê-lo. 

8. Pague pelo domínio do site
Um endereço eletrônico nada mais é do que o endereço da sua empresa na internet. É por isso que ter um domínio é muito importante na geração de credibilidade e autoridade. 

Por exemplo, se o seu site foi registrado em uma plataforma gratuita, o nome que aparecerá será: www.nomedaempresa.nomedaplataforma.com.br. 

Ao pagar pelo domínio, o nome da plataforma não aparecerá. E o que é melhor, o custo para isso geralmente é baixo, levando em consideração que a sua identidade digital estará  preservada na web. 

9. Responsividade
Quando falamos da velocidade de carregamento da sua página, falamos um pouco sobre responsividade. Ou seja, o quão o seu site se adapta ao ser acessado por diferentes dispositivos. 

Se não há nenhuma distorção de imagens, os menus estão no lugar e tudo carregou? Então o seu site é responsivo. 

Portanto, pensar em todos os usuários, principalmente, presumir que o seu cliente está acessando o seu site por meio do celular, é vital para entender o processo. 
Lembre-se, o usuário deve levar cerca de 5 segundos antes de tomar a decisão se sai do seu site ou não. 

Sabemos que parece muita coisa para resolver e pensar para o seu site ser bem ranqueado e otimizado, mas com a nossa ajuda, a sua página na internet pode decolar. 

Entre em contato conosco para saber mais sobre o que podemos fazer pela sua empresa no digital. 
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