O site deve ser o protagonista da sua empresa!

O site deve ser o protagonista da sua empresa!

É verdade que divulgar a marca no meio digital deve ser a principal preocupação do empresário. Nesses tempos em que a tecnologia domina as comunicações, a marca já nasce precisando de presença digital. E perfis em redes sociais ajudam muito nisso, em especial no Instagram.

Um perfil em uma rede social pode fazer com que o negócio alcance um grande número de possíveis consumidores. Segundo pesquisa do Facebook, proprietária do Instagram, 81% dos usuários usam a rede para procurar por novos produtos e serviços. Isso representa cerca de 400 milhões de pessoas.

Mas isso não quer dizer que as redes sociais devam ser a única forma de propagar os seus produtos e serviços. Junto com as redes sociais, um site próprio desempenha um papel fundamental. Aliás, o site é que deve ser o carro-chefe da sua marca na internet 

Um site próprio oferece mais opções para interagir com os visitantes. Ao mesmo tempo, você tem um espaço só seu na web. Estas são apenas duas das muitas vantagens que uma empresa tem ao investir em um site particular. Continue lendo o texto para saber quais são.

As redes sociais não bastam
Não resta dúvida que possuir contas em redes sociais é uma boa estratégia. Entretanto, isso não é o suficiente. Uma razão é o dinamismo das redes sociais. Muito embora você possa escolher o que vai ser postado, o conteúdo não vai durar muito tempo, justamente porque as postagens não são estáticas.

Em certas situações, é bem provável que você precise que uma informação fique mais tempo visível para os clientes. Nesse caso, o site próprio é o mais adequado. Ele permite que você classifique os produtos, o que permite uma experiência de navegação agradável por quanto tempo quiser. As atualizações podem ser feitas a qualquer tempo, e não no da rede social. No site particular, você pode contar com um sistema de pagamentos e vendas personalizado.

Outro detalhe importante é que as redes sociais não foram desenvolvidas para permitir textos muito longos, ou uma estrutura com muitas imagens e recursos. Isso é diferente de um site próprio, onde você acrescenta o conteúdo desejado, em especial quando se trata de um e-commerce, que exige descrições detalhadas e imagens de alta qualidade, necessárias para uma aquisição segura.

As redes sociais podem perder usuários, chegando a cair em desuso e desaparecer. De início, pode parecer difícil que isso aconteça, mas acontece. Dessa maneira, se a organização depende só de redes sociais para se promover, a visibilidade dela, praticamente acaba. O ideal é contar com um lugar mais estável e seguro, em que tudo depende do proprietário.

As redes sociais não são somente de uma pessoal. Ela é pública. Embora esse fato seja importante para ganhar visibilidade, precisamos lembrar de que estamos apenas “alugando” um espaço. No começo das atividades da empresa, é uma boa ideia. Porém, com a expansão das atividades, um espaço próprio vale mais a pena.

Diferenças redes sociais e sites próprios
Uma diferença considerável está na capacidade e na maneira de medir resultados. Os sites podem utilizar ferramentas de medição como o Google Analytics, desenvolvido para mensurar diversas coisas, como por exemplo o tempo de permanência na página e as áreas mais visitadas no site. Esse é um fator importante para gerar mais vendas.

Nas redes sociais, as métricas focam mais em segmentação. Com informações a esse respeito, você descobre o tipo de público que está chegando ao seu perfil e se eles são de fato aqueles que sua marca está buscando.

Outra diferença é o jeito de expor o conteúdo: conforme já dito, o fluxo de novas informações nas redes sociais é muito grande. Tudo é muito dinâmico e muda muito rápido. Algo que um usuário está vendo agora pode desaparecer no próximo minuto. Isso faz com que a sua empresa precise postar novidades na mesma velocidade. Nos sites é diferente. As informações só vão mudar se você quiser e ainda podem ser mais completas.

Por que o site é tão importante?
O ideal é que os dois trabalhem em paralelo: o site e as redes sociais. Cada um por seus próprios motivos, como a visibilidade que a rede social oferece e o profissionalismo conferido por um site.

Os sites precisam, para cumprir sua missão com sucesso, contar com tecnologia responsiva, construção com técnicas modernas e uso de técnicas de SEO (otimização para o Google). Ele também precisa passar confiança para o visitante. Com essas características, o site será capaz de atrair novos consumidores, que podem fechar negócios mesmo não conhecendo muito sobre a empresa.

Um site adequado, que conte com um domínio personalizado, trabalha como um cartão de visitas. E não importa o tamanho do empreendimento, todos precisam de presença digital. Construir a própria página é tão fundamental quanto ter uma moradia. Infelizmente, ainda não são todos os empreendedores que têm consciência disso.

A capacidade de personalizar é o que vai ajudar o seu site a ser a peça principal na sua empresa. O desenvolvedor pode criar o layout e posicionar os objetos de forma que atraia a atenção do público e faça com que se lembre sempre da marca.

Estabeleça os objetivos
Antes de botar a mão na massa, o desenvolvedor e o proprietário do site precisam esclarecer alguns pontos. Afinal, o projeto vai carregar o nome da empresa, vai representá-la no mundo digital.
Para que os objetivos fiquem claros, é importante definir

Para quem o site é direcionado? 

Respondendo a essa pergunta, o desenvolvedor consegue providenciar e dispor elementos de acordo com o que o público alvo aprecia, bem como usar uma linguagem que seja mais apropriada à fase da vida dele.

O que eles farão lá?
Aqui a preocupação é com os aspectos funcionais da página. O seu conteúdo exige muita leitura? Contém mais elementos para interação? Tem bastante áudio e vídeo? A resposta a estas questões, junto com o estudo do público-alvo, pode fazer a diferença entre um site popular e um que quase ninguém conhece.

Quais são os concorrentes da empresa?
Estudar o concorrente é tão importante quanto conhecer os seus pontos fortes e fracos. Analisá-los serve para melhorar os seus serviços e, no aspecto desenvolvimento web, para implementar recursos que o seu concorrente não soube usar. Explorar as falhas da concorrência é uma maneira de estar à frente.

Quais são as palavras-chave relacionadas ao negócio?
O seu site vai ser encontrado por meio das palavras-chave, um conceito fundamental nas técnicas de SEO. É por meio dessas palavras que o Google vai buscar uma correspondência entre o que um internauta digita e o seu conteúdo. É preciso um estudo detalhado para decidir quais serão esses termos e como serão usados de forma que o site atraia mais visitantes.

Pense em um bom layout
Algo que ocorre em sites com muito conteúdo e que desanima muitos visitantes é se perder ao navegar. E isso pode acontecer nas suas páginas também. Para evitar isso, desenvolva um site com um layout fácil de navegar e agradável de ler.

Para diminuir essas situações, veja algumas práticas indispensáveis que precisam fazer parte do seu site:

  • informe a localização do usuário e as funcionalidades do site na página inicial, ou Home;
  • ofereça um link de retorno à página inicial no topo de cada uma das páginas;
  • todas as páginas precisam informar o caminho que o usuário percorreu até ali, providenciando links para cada uma das etapas anteriores;
  • ajude os visitantes por meio do mapa do site
Por que o site é que deve ser o protagonista?
Já apontamos diversos benefícios que um site bem projetado traz para uma empresa. Agora, vamos apontar mais motivos pelos quais seu site deve ser a ferramenta mais importante para projetar sua marca.

Captação de contatos
É um conjunto de técnicas para atrair o público disposto a adquirir um produto da sua marca. Mas para que você consiga conquistar essas pessoas, é preciso que o seu site seja interessante para elas.

O site deve ser o principal meio de captação de contatos, que vão se transformar em clientes. Em primeiro lugar, o site deve ser simples de navegar e responsivo, ou seja, precisa ser navegável em um dispositivo móvel: celulares, tablets e até smartwatches. Também é importante que as informações no site sejam fáceis de ler e, ao mesmo tempo, claras.

Autonomia sobre o conteúdo
Em um site próprio, o seu conteúdo é produzido, postado e remanejado com mais autonomia. Como é o seu território particular, você decide quando e por quanto tempo seus textos, imagens e vídeos permanecem.

Isso significa que você pode destacar os diferenciais e pontos fortes da empresa, reafirmando a qualidade do produto ou serviço oferecido. O conteúdo também é um fator decisivo para o ranqueamento no Google. Assim, no site você também tem autonomia para melhorar a sua posição nos resultados das buscas.

Canais de comunicação
Quando o site cumpre o papel de atrair público, é hora de iniciar e manter uma comunicação com ele. O portal precisa contar com ferramentas que facilitem o contato entre empresa e cliente. 

Dentre essas ferramentas, podemos citar o chat, que pode contar com bots e também com um atendente humano. A interatividade pode também ser estabelecida pelo WhatsApp Web, que pode ter um link disponibilizado na página.

Quando o cliente já consumiu o seu produto, você deve continuar mantendo contato, num esforço de preservar um bom relacionamento com ele. Para isso pode ser usado o e-mail marketing, que deve trazer as novidades e promoções.

Identidade própria
É um fator importante porque envolve elementos gráficos que trarão personalidade à sua empresa. É por meio dela que as pessoas vão se lembrar da sua marca. Numa rede social, sua página precisa seguir os padrões visuais da plataforma. Ou seja, você não tem poder de personalização e sua empresa não vai ter a “cara” que você quer, com suas próprias cores, logotipo etc.

Sua empresa vai ficar com a mesma aparência do que qualquer outra. Isso não vai dar destaque ao seu conteúdo nem aos seus produtos. Além da questão layout e cores, o site deve contar com um blog, que é um recurso indispensável para as estratégias de SEO.

Posicionamento e força da marca
As estratégias adotadas no desenvolvimento do site fazem muita diferença no ranqueamento do Google. Os fatores mais pertinentes para obter as melhores posições são uso adequado de palavras-chave, conteúdo relevante, imagens nomeadas, técnicas SEO para popularização da página e URL fácil.

Além disso, o número de acessos que o site recebe é outro ponto que o buscador considera importante. Então, se o planejamento levar em conta esses fatores desde o começo, é mais provável que um grande número de pessoas chegue até sua empresa, o que dará visibilidade, autoridade, força e ainda conferirá um posicionamento superior no mercado.

Use o site para conhecer seus clientes
Além de espalhar informações, os sites também servem para colher dados importantes, que vão ajudar sua empresa a aprender mais sobre os consumidores. São coisas relevantes na hora de planejar novas estratégias de venda e impulsionar os seus números.

Sua empresa pode equipar o site com formulários, enquetes com campos para que os visitantes deixem opiniões e os seus interesses. A internet contém ferramentas de pesquisa prontas que podem ser integradas ao site. Junto com elas, existem maneiras de rastrear essas análises e obter informações sobre o comportamento dos clientes.

A principal delas é o Google Analytics, que fornece uma infinidade de estatísticas, dentre elas tempo de permanência, links mais clicados e locais de origem, fundamentais para criar novas estratégias de vendas ou reformular as que já existem.

Já apontamos muitos motivos pelos quais você deve investir no seu site paralelamente às redes sociais. Resumindo, faça do seu site o protagonista da sua empresa, porque com ele você tem:
  • identidade própria;
  • endereço único e protegido;
  • credibilidade e seriedade;
  • mais canais de comunicação e captação de contatos;
  • poder de personalização e conteúdo;
Para obter todas estas vantagens, acesse nosso site e descubra como seu espaço na internet poderá ir além das redes sociais, ganhando mais força, autoridade e visibilidade.
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