Por que preciso de um site se já tenho minha página nas redes sociais?

Por que preciso de um site se já tenho minha página nas redes sociais?

Independentemente do seu perfil como empreendedor, certamente você já entende a necessidade de estar presente na internet. Quando uma empresa nasce nesta era digital, uma das primeiras providências que o empresário toma é criar um perfil para ela nas redes sociais, em especial no Instagram, que está mais em evidência no momento.

Ter um perfil em uma rede social pode fazer um negócio alcançar um número enorme de possíveis consumidores. Mas, dá para ir além disso. Possuir um site próprio traz ainda mais vantagens do que existir apenas nas redes sociais.

É claro que as duas opções são importantes. Uma não exclui a outra. Você sem dúvida pode estar presente nas redes sociais e, ao mesmo tempo, ter o seu próprio espaço na internet. Afinal, o importante é possuir canais para interagir com o público e construir um relacionamento com ele.

Este artigo quer mostrar as razões pelas quais não é suficiente apenas aparecer nas redes sociais. Você vai entender como um site próprio ajuda a alavancar suas vendas e porque é importante investir nisso, além da necessidade de estar presente em múltiplos canais.

Por que as redes sociais não bastam?

Possuir contas no Facebook ou no Instagram é sem dúvida uma boa estratégia para divulgar sua marca. Mas não precisa ser apenas isso, porque elas são dinâmicas demais. Por exemplo, algum produto que você considere muito importante e gostaria que ficasse mais tempo visível para os clientes logo vai sumir, porque os posts não são estáticos.

Já um site próprio permite organizar e manter as imagens e informações pelo tempo que você desejar. Um site permite que você categorize os produtos, o que oferece ao cliente uma boa experiência de navegação. As atualizações podem ser feitas no seu tempo, e não no tempo da rede social. Você ainda pode contar com um sistema de vendas e pagamento personalizado.

As redes sociais não são plataformas adequadas para textos mais longos, como em descrição de produtos, o que exige detalhamento. Em um site próprio, o cliente pode se informar melhor sobre o que vai comprar.

Talvez seja uma coisa difícil de imaginar, mas o que você faria se por algum motivo a rede social acabasse ou perdesse popularidade? Na verdade não é impossível, porque as duas coisas já aconteceram. É preciso ter um local mais estável, seguro.

Não se esqueça que as redes sociais não são somente suas. É um espaço público. Embora tenha a vantagem de ser visível para muita gente, a situação é comparável a construir uma casa para você no terreno de outra pessoa. 

É claro que vai servir e bem para a sua moradia. Mas não é exatamente um espaço particular. Na verdade, ele pertence ao dono do terreno. Do mesmo modo, estar em uma rede social pode ser excelente no começo, mas certamente, à medida que sua empresa amadurecer, um site próprio é uma ótima saída.

Como as redes sociais e o site se complementam?
É natural que a empresa ganhe seguidores com o tempo, à medida que as vendas forem acontecendo. Assim, eles e os clientes poderão sentir que precisam conhecer mais profundamente a marca. 

Os posts no Instagram, no Twitter e no Facebook têm um papel muito importante. Eles vão direcionar os interessados ao site, com a finalidade de obter mais informações sobre os produtos e serviços.
Então, a empresa deve se preocupar em escrever posts que façam referência ao site, com links para ele para que possam conhecer as atividades da empresa.

Boa parte dos empreendedores já sabe da importância das regras de SEO (otimização para buscadores). Uma delas é atrelar um site responsivo a uma rede social. O Google dá preferência à exibição na página de resultados, o que traz mais visibilidade.

Unir redes sociais ao site particular é o modelo perfeito para promover a credibilidade da empresa, eliminando a impressão de amadorismo, que algumas pessoas podem ter quando o comércio não possui um domínio na internet.
 

Por que investir em um site?

Uma das principais objeções que certos empresários têm quanto à construção de um site é a questão do investimento financeiro. Eles ainda não sabem porque pagar para ter um espaço na internet sendo que as redes sociais são gratuitas e tem um alcance grande.

A resposta é que a chance de ser listado pelo Google em uma busca nas primeiras posições é maior, desde que as estratégias de SEO sejam aplicadas corretamente. E isso sim, pode se traduzir em mais chances de aumentar o faturamento.

Além disso, vamos apresentar vários outros motivos pelos quais é importante ter um domínio particular:


Credibilidade

Quando um negócio apresenta um perfil na rede social como único meio de publicidade, isso não vai trazer uma imagem profissional, de uma empresa que realmente investe nela própria.

Dizemos isso porque qualquer pessoa pode criar um perfil para uma marca. Então, os clientes podem até duvidar da autenticidade da página e não se sentirem seguros para fechar um negócio.

O Facebook traz métodos de verificação de legitimidade das páginas. Porém, são processos automatizados e que são disponibilizados para perfis do mundo inteiro, o que não garante uma análise muito rígida.

Já um domínio próprio exige que o proprietário cadastre suas informações, para que seja possível identificá-lo por meio de sites de pesquisa de domínio. Essa é uma maneira de garantir que o site da empresa é verdadeiro.
 

Posse de informações

Embora hoje a Lei Geral de Proteção de Dados impeça que suas informações sejam usadas sem sua permissão, ao criar um perfil nas redes sociais, você concorda que a plataforma armazene seus dados.

Então, na prática, seu perfil não pertence a você, mas à rede social. Ela só permite que você o administre. Se a plataforma fizer mudanças nas suas regras, o perfil da sua marca será afetado. 

 

Mais canais de relacionamento

As redes sociais são consultadas por uma grande massa de consumidores em busca de informações e isso ajuda a construir um bom relacionamento com eles.

Mas um site próprio permite um maior alcance nesse quesito. E você tem mais um canal de relacionamento. Um site particular permite a criação de formulários de contato e pesquisas para conhecer as necessidades e interesses do cliente. Com essas informações, você pode elaborar boas estratégias de marketing digital.

Investimento que compensa

Hoje não é mais necessário gastar muito tempo escrevendo códigos HTML. Você pode contar com uma empresa especializada em desenvolvimento web que constrói sites personalizados, de acordo com o que seu negócio precisa. 

Busque uma empresa que inclua um serviço de hospedagem também. Isso poupa tempo e maiores gastos. Outra vantagem é a criação de emails personalizados, com o formato “nome@nomedaempresa.com.br”, conferindo ainda mais profissionalismo. Investir em uma presença digital de qualidade é uma decisão inteligente. 

Capacidade de analisar resultados

Um simples perfil numa rede social não te informa sobre como está o desempenho dele. Agora, investir em um domínio traz a chance de medir os resultados e saber como elaborar estratégias ou reformular as que já foram aplicadas.

Entre esses resultados, estão o número de cliques que determinado item recebeu, o número de visitantes, quando eles visitaram seu site, o que foi vendido e mais uma infinidade de estatísticas. A mais importante ferramenta de análise, o Google Analytics, é quem faz esse papel, trazendo uma visão valiosa sobre a performance da sua empresa.

Território próprio

Divulgar o seu endereço próprio é muito mais fácil do que um perfil no Instagram ou no Facebook. As plataformas sociais são gigantescas. Seu perfil é apenas mais um nesse oceano digital. 

Se você tem o seu próprio domínio, ele é exclusivamente seu e de mais ninguém. É o seu território, o seu local. Eles são como os endereços de e-mail: não podem existir dois iguais. É por isso que os endereços precisam ser registrados individualmente. Isso significa que, caso você não faça isso, está abrindo a porta para que outro tome posse e o registre antes.

Identificação em mecanismos de busca

É mais fácil para o Google identificar o seu site particular do que conteúdo em  uma rede social. De acordo com as políticas do buscador, um perfil de rede social só aparece numa posição privilegiada se ela seguir várias muitas estratégias de SEO atualizadas com frequência, como palavras-chave.

Você tem menos autonomia para melhorar sua posição nos resultados orgânicos, ou seja, nos resultados naturais, sem a necessidade de pagar para isso. Aliás, se sua empresa tiver que gastar para ganhar posições no Google, é melhor investir esse dinheiro em um domínio próprio, que proporciona mais vantagens.

Com um site próprio bem elaborado, equipado com técnicas de otimização para buscadores, você se tornará uma autoridade no seu mercado de atuação.

Maior poder de personalização

Os perfis das redes sociais seguem a identidade visual e os padrões da plataforma. Assim, você não tem quase nenhum poder de personalização. Já o seu site pode ter a cara que você quiser. É muito importante que você use suas próprias cores e logotipo, sem parecer com qualquer outra empresa na rede social.

Você pode acrescentar um blog ao seu site. O blog é uma ferramenta indispensável na sua estratégia de SEO. Quando é abastecido com um conteúdo relevante, informativo e bem escrito, oferece ainda mais chances de conduzir um potencial cliente até o seu produto.

Isso acontece porque, ao pesquisar informações sobre um determinado produto, o visitante pode “cair” numa página de um blog, que vai influenciá-lo a acessar o site principal e conhecer os seus serviços. Com artigos, sua marca não vai ser vista apenas de forma comercial, mas também uma referência em informações sobre determinado assunto.

 

Devo manter as redes sociais?

Sim, deve. Este artigo não está dizendo que você deve abandonar seus perfis e se concentrar somente em um domínio próprio. Como você viu um pouco antes, eles podem se complementar. 

A rede social pode servir como um chamariz e conduzir o interessado ao seu site. Sua empresa deve criar posts relevantes e links para o seu site dentro dele. O objetivo é gerar potenciais clientes (leads), que virão a conhecer seus produtos e serviços.

 

O que é ser onipresente?

É estar presente em todos os lugares. Como você não precisa abandonar as redes sociais por conta do seu site, você ganha visibilidade. E é isso o que mais importa para a sua empresa. Estar na maior quantidade de canais possível deve fazer parte da sua estratégia comercial.

Quanto mais visível sua marca estiver, maiores são as chances de converter, ganhar clientes fiéis e faturar. Então, entenda que é muito importante saber que só uma conta em rede social não basta. Conheça algumas possibilidades de que o seu empreendimento pode se beneficiar:

O próprio site

Ele é como um cartão de visitas. Leva informações do seu negócio para o público. A ausência de um site não faz bem para a reputação da marca. É como se ela não existisse. Os consumidores não vão sentir vontade de procurar por ela e tendem a buscar a concorrência. O site informa os seus serviços, valores e diferenciais. Dá profissionalismo e autoridade. Dá também liberdade de escolha dos melhores sistemas integrados, como os de pagamento.

Blog

Além de ensinar, transmitir conhecimento, o blog possibilita que você assuma a liderança em seu segmento e, assim, se destacar. Seu site pode ser dinâmico, priorizando a interatividade com o consumidor. Deve ser construído de forma a gerar leads e espalhar cultura para quem o acessa.

E-mail marketing

Praticamente todo mundo tem um e-mail. Então, enviar mensagens publicitárias é uma maneira de atingir uma enorme quantidade de pessoas. É uma excelente forma de construir um relacionamento com o público. A ideia não é vender diretamente. É despertar o interesse de uma pessoa para adquirir algum produto ou serviço. Ultimamente, essa estratégia tem trazido bons resultados.

Links patrocinados

São links pagos e que aparecem no topo da página de resultados. É uma maneira de se tornar visível para o consumidor. Segundo pesquisa do Google, mais de 90% dos consumidores pesquisam no buscador antes de adquirir um produto pela internet. Esse é um dos melhores campos para explorar. Para isso, você define o seu orçamento, que pode ser inicialmente baixo. Também determina as palavras-chave, podendo escolher as mais rentáveis.

Aqui foram apresentados os principais motivos pelos quais você deve investir em um domínio particular. Acesse nosso site e entenda como podemos fazer com que você se torne mais visível, indo além de um simples perfil numa rede social.

 
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